Logo

Veja aqui boas dicas para professores montarem aulas à distância

O isolamento social trouxe uma realidade nova para professores e estudantes. Todos que estavam bem acostumados com a modalidade presencial tiveram que, de uma hora para outra, lidar com uma nova maneira de ensino. Os discentes sentiram muito, mas foram os docentes que tiveram que se adaptar rapidamente na condução de suas aulas em EAD, uma modalidade que precisa de treinamento e preparação prévias. 

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

O grande desafio é trazer aulas dinâmicas para que o conteúdo seja captado nas aulas remotas. É de fato difícil à primeira vista, mas há algumas dicas que serão úteis e tornarão a experiência mais interessante. são dicas sobre videoaulas, métodos e ferramentas que podem ajudar. Vamos conferir?

1. Traga a tecnologia para seu lado e prepare suas videoaulas

Vários fatores influenciam no sucesso das aulas online e a qualidade das videoaulas é um deles. Os professores devem investir nisso. E quando falamos em investir, não é com relação a compra de equipamentos. As aulas podem ser preparadas tendo cenários e material que o próprio docente já tenha em casa. Mas mesmo assim, aqueles que quiserem dar uma caprichada nos vídeos e tiverem planos de continuar aulas online após este período, podem, aí sim, investir um pouquinho mais. A priori são necessários para a filmagem: câmera, microfone, iluminação e cenário:

A câmera não precisa ser uma profissional. Hoje em dia há celulares muito bons e que filmam até em HD. Alguns desses celulares também possuem uma boa captação de áudio, mas algumas vezes, por causa do ruído externo, o resultado não é tão bom. Aconselhamos fazer testes prévios e, se for o caso, investir em um microfone de lapela. O ambiente deve ser bem iluminado e claro, seja a luz natural ou artificial. Por fim, o cenário deve ser neutro, sem muito apelo visual ou objetos que não tenham relação com a aula.

Com a gravação já feita, o professor está pronto para fazer ajustes finais com algum programa de edição. É aqui que a coisa se complica? Caso a resposta seja positiva, há vários canais que ajudam professores a montar suas videoaulas, indicando inclusive programas de edição bem simples.

2. Elementos visuais e sonoros para aumentar a atenção

Os professores já estão acostumados a preparar com antecedência suas aulas. Mas estamos vivendo um período extraordinário em que, além da atenção com o conteúdo, tem que lidar com a dispersão dos alunos. E aqui não bastam técnicas de entonação de voz ou marcações para retomar a atenção, utilizadas em sala de aula. Dependendo da idade, é mais difícil manter o foco da garotada, principalmente em ambiente favorável a distrações.

Mas sabe aquela famosa frase: “Quer que eu desenhe?”. Então, ela tem um fundo de verdade. É nesse momento que entram diferentes formatos de materiais, focados em elementos visuais e que possam contribuir com a captação do conteúdo: ilustrações, animações, gráficos e outros.

Para os professores de matemática, por exemplo, mostrar recursos visuais ajudam o aluno a resolver questões mais complexas. Por outro lado, elementos sonoros, como contação de histórias, trilhas sonoras e entonação de voz aumentam a atenção para algum conteúdo que esteja sendo apresentado em literatura ou outra disciplina. Algo bem similar ao que já é feito em sala de aula.

3. Ofereça outras opções de aprendizado

Prender a atenção do aluno talvez não seja uma tarefa fácil. Para professores de língua inglesa, por exemplo, há diversas formas de tornar a aula mais dinâmica. Os alunos que querem aprender o inglês precisam praticar não só através da leitura ou escrita, mas também ao ouvir músicas, podcasts ou mesmo conversar com nativos.

É nessa hora que entram os materiais extra didáticos como vídeos, animações e até games que possam ajudar os estudantes. Esse processo é conhecido como gamificação ou ludificação, e traz resultados rápidos, já que os alunos se interessam pelas recompensas e se esforçam para alcançar suas metas. Aproveite o momento para indicar livros online, filmes que possam ser vistos em alguma plataforma.

4. Ferramentas serão muito úteis para a comunicação

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Várias ferramentas já utilizadas no seu dia a dia podem ser auxiliares na hora da comunicação com os alunos. Essas são algumas:

- Whatsapp ou telegram: essas ferramentas similares possibilitam a criação de grupos e compartilhamento de material e mensagens instantâneas.
- Google Hangouts: O google conta com uma série de ferramentas no Google Classroom e essa é uma que pode ser utilizada para comunicação online. Através dela é possível criar grupos de conversas ou videochamadas.
- Skype: Uma velha conhecida de todos, o skype possui opções de chat em grupo, videochamadas para diversas pessoas e compartilhamento de telas.
- Google Drive: para guardar materiais de diversos tamanhos e compartilhar com a turma.
Outras ferramentas que estão sendo muito utilizadas são o Whereby e o Zoom.

Esperamos que nossas dicas possam ser úteis e façam a diferença. Os professores podem também fazer uma rede de ajuda, enviando uns para os outros dicas e sugestões. E também auxiliando aqueles que tenham alguma dificuldade com as novas tecnologias. O importante é manter o diálogo e manter o canal de informações sempre aberto. Até mais!

Conteúdo enviado



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks