Logo

SAAE se pronuncia sobre água do CDI e diz que poços que abastecem o sistema estão parados

Diante de várias reclamações sobre a qualidade da água entregue a moradores do bairro CDI, veja AQUI, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, se pronunciou sobre o caso. Em nota, a autarquia ratifica que o problema ocorreu devido a chuvas que poluíram os três poços que abastecem a região e que os mesmos estão fora de operação.

A assessoria de imprensa do SAAE informou que um laboratório próprio faz a análise e o controle da água distribuída a toda população. “Esse monitoramento é feito por coletas de água nos sistemas, poços artesianos e redes de distribuição, através de um plano de amostragens laboratoriais cujos relatórios são enviados mensalmente à Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual, Ministério Público e Prefeitura de Sete Lagoas”, disse.

Água entregue pelo SAAE no CDI, de acordo com moradores / Foto: Você RepórterÁgua entregue pelo SAAE no CDI, de acordo com moradores / Foto: Você Repórter

Sobre o problema registrado por moradores do bairro CDI foi informado que “devido as fortes chuvas ocorridas nos dias 8 e 9 de fevereiro, três poços tubulares profundos do sistema CDI foram afetados, uma vez que o lençol freático onde a água desses poços é captada sofreu interferência após inundação de lagoa seca existente próxima ao local”.

Para que a água afetada não fosse distribuída, a assessoria do SAAE esclarece que “diante do quadro, os poços foram imediatamente parados e retirados do sistema para manutenção e monitoramento, situação que permanece até hoje”. A autarquia complementa garantino que “medidas mitigadoras estão sendo adotadas para a resolução completa do problema sem que haja qualquer dano à população que é abastecida por esse sistema”, comunica.

Dentre as medidas, além da paralisação dos poços, “o tanque de contato foi esgotado e higienizado, garantindo assim que a água sob análise não fosse distribuída fora dos padrões de tratamento aceitáveis para consumo humano. O processo de limpeza de poços é feita normalmente com o descarte da água turva do manancial. Existem casos que esse descarte pode durar até um mês ou mais, segundo empresas especializadas em perfuração de poços”, informa.

Para que o abastecimento fosse garantido nas regiões atendidas pelo sistema CDI, casos dos bairros São Vicente, Interlagos I e II, São Pedro, Nova Cidade, Emília, Morro do Claro, parte do Progresso, Residenciais Da Vinci e Ermitage, Santa Maria e São Sebastião, “o SAAE promoveu manobras no sistema de abastecimento para suprir a demanda destas localidades. Caminhões-pipa também foram disponibilizados, ininterruptamente, garante a autarquia.

Reclamações pontuais estão sendo atendidas pelo SAAE, analisadas caso a caso e encaminhadas para os setores responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências. Demandas e solicitação de serviços podem ser feitas pelo telefone 115.


Com ascom SAAE



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks