Logo

Secretaria de Saúde confirma primeiro aborto espontâneo por zika vírus em Sete Lagoas e 21 notificações

A Secretaria de Saúde de Sete Lagoas informou por meio de nota que 22 casos de zika vírus foram notificados na cidade. Um aborto associado à infecção por zika foi confirmado pela Superintendência Regional de Saúde nessa segunda-feira (15), as outras notificações ainda estão em análise.

No dia 28 de janeiro, uma gestante, 31 anos, residente em Sete Lagoas, deu entrada na maternidade do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) com 15-16 semanas de gestação, sendo admitida devido a quadro de aborto espontâneo em evolução, quadro clínico de febre, artralgia importante, conjuntivite e história de exantema.

O HSNG realizou notificação compulsória do caso (o aborto) suspeito para Zika Vírus sendo que a Superintendência de Vigilância Epidemiológica orientou a realizar coleta de material para análise pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

No final da tarde da última segunda-feira (15) a Secretaria Municipal de Saúde foi informada pela Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas que o material em análise foi positivo para o Zika Vírus. A Secretaria Municipal de Saúde realizará criteriosamente o acompanhamento à puérpera, como está fazendo o de todas as gestantes que acessam a nossa rede.

O caso foi confirmado em um feto decorrente de abordo espontâneo/ Foto: divulgaçãoO caso foi confirmado em um feto decorrente de abordo espontâneo/ Foto: divulgação

A Superintendência de Vigilância Epidemiológica Municipal criou uma ficha adaptada para os registros de casos suspeitos de Zika Vírus para todas as faixas etárias. Até então, o registro dos casos era somente para gestantes, considerando um grupo prioritário seguindo o Protocolo de Atenção à Saúde à Microcefalia relacionada ao Zika, do Ministério da Saúde, 2016.

Segundo a secretaria, essa ficha está sendo introduzida essa semana na rede pública e privada de saúde em Sete Lagoas, disponibilizando, assim, exames para diagnóstico do Zika Vírus em todas as faixas etárias. Os pacientes que se enquadrarem no protocolo serão atendidos e devidamente encaminhados para exame laboratorial para confirmação ou descarte do diagnóstico.

A secretaria ainda informou que a Atenção Primária está preparada para atender a todos os usuários com suspeita de Dengue, Febre Chikungunhya e/ou Zika Vírus, sendo a porta de entrada para esse atendimento.

Dengue- Dos 2.329 casos de notificações de dengue na cidade, 161 foram confirmados, 95 descartados, 2.071 estão em exame, e dois casos de morte estão sendo investigados.

Até o momento, nenhum caso de Febre Chikungunya foi notificado na cidade.

Dengue
Notificados: 2.329
Descartados: 95
Confirmados: 161
Em exame: 2071
Óbitos em investigação: 02

 

Zika Vírus
Notificados: 22
Descartados: 0
Confirmados: 0
Em exame: 21
Óbitos: 01 (feto decorrente de abordo espontâneo)*

 

Febre Chikungunya
Notificados: 0
Descartados: 0
Confirmados: 0
Em exame: 0
Óbitos: 0


Caso apresente quaisquer dos sintomas relacionados às doenças, procure sua unidade de saúde de referência.

No final da tarde dessa terça-feira (16) publicamos uma matéria sobre casos que estavam acontecendo na cidade, mas que não foram notificados. Veja MAIS no link: http://setelagoas.com.br/noticias/cidade/33049-sete-lagoanos-apresentam-sintomas-de-zika-mas-casos-nao-sao-notificados

Por Cristiane Cândido com Ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks