A Aneel decidiu manter a bandeira verde durante o mês de setembro, o que significa que os consumidores brasileiros continuarão sem pagar uma cobrança extra em suas contas de luz. Essa decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta sexta-feira, dia 25. A bandeira verde se aplica aos usuários conectados ao Sistema Interligado Nacional.
Desde abril de 2022, não tem havido nenhuma taxa extra na conta de luz, principalmente devido à melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. A equipe técnica da Agência acredita que essa situação se manterá, e a bandeira verde deve ser mantida até o final de 2023.
Se outras bandeiras tivessem sido aplicadas, a conta de luz refletiria um reajuste de até 64% nas tarifas, conforme aprovado pela Aneel em junho de 2022. A agência explicou que esses aumentos seriam resultado da inflação e do aumento no custo de operação das usinas termelétricas, devido ao encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.
Clique e siga as redes sociais do SeteLagoas.com.br para ficar bem informado: Twitter, Instagram, Threads, Facebook e YouTube.
Recentemente, na terça-feira passada, a Aneel abriu uma consulta pública com o objetivo de reduzir o custo das bandeiras tarifárias em até 36,9%. Essa redução foi justificada pela Agência com base em três fatores: os reservatórios estão com bons níveis, a capacidade de energia eólica e solar está em expansão, e o preço internacional dos combustíveis fósseis diminuiu.
Receba as notícias do SeteLagoas.com.br via Whatsapp AQUI