Os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de 2024, marcadas para 6 de outubro, têm até 8 de maio para regularizar a situação eleitoral. O prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para eleitores que estão com o título cancelado por não votar em três eleições consecutivas.
Para regularizar a situação, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar na opção “Título de Eleitor”. Em seguida, basta preencher o número do CPF para checar a situação da inscrição eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico.
Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados devem clicar na opção “Título de Eleitor” e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico.
No segundo turno, que será realizado em 27 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.
Dicas para regularizar o título de eleitor
- Acesse o site do TSE e clique em “Serviços” e depois na opção “Título de Eleitor”.
- Preencha o número do CPF para checar a situação da inscrição eleitoral.
- Se o título estiver cancelado, siga os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico para regularizar a situação.
- Se o título estiver regular, mas você deseja alterar o local de votação, também é possível fazer isso pelo site do TSE.
Como tirar a primeira via do título de eleitor
- Acesse o site do TSE e clique em “Serviços” e depois na opção “Título de Eleitor”.
- Clique na opção “Tirar a primeira via do título de eleitor”.
- Preencha o formulário com as informações solicitadas.
- Envie o formulário e aguarde a confirmação do TSE.
O que fazer se o prazo for ultrapassado?
Se o prazo para regularizar o título de eleitor for ultrapassado, o eleitor poderá votar apenas se justificar a ausência. A justificativa deve ser feita até 60 dias após a data da eleição.
Da redação
Fonte: Agência Brasil