Nesta quinta-feira (22), o mundo se volta para o Dia do Folclore, uma data especial marcada para celebrar as tradições e expressões culturais de diversos povos. No Brasil, a data é oficialmente reconhecida desde 1965 e se tornou uma oportunidade para destacar e promover a rica cultura popular do país.
Mas qual é a origem desse dia tão significativo? A história remonta a 1846, quando o escritor inglês William John Thoms criou o termo “folklore”, combinando as palavras “folk” (povo) e “lore” (sabedoria ou tradição). O conceito rapidamente ganhou adesão global, simbolizando o conjunto das tradições culturais e manifestações de um povo.
No Brasil, o Folclore é mais do que um conceito; é uma parte vibrante da identidade nacional. Danças como o frevo e a catira, festas tradicionais como as Festas Juninas, e lendas como as do Saci e do Boto-cor-de-rosa são apenas alguns dos elementos que fazem parte desse rico mosaico cultural. A oficialização do Dia do Folclore no país ocorreu durante um período conturbado da história, a Ditadura Militar, quando o presidente Humberto de Alencar Castello Branco assinou o Decreto nº 56.747 em 17 de agosto de 1965, determinando que a data fosse comemorada em todo o território nacional.
Folclore em Sete Lagoas
Para marcar a data, Sete Lagoas se prepara para uma celebração animada que começa neste sábado (24). Com o tema “Nas Trilhas da Resistência”, a 37ª Semana do Folclore celebra a riqueza e a diversidade do folclore local, convidando a população a explorar as raízes da cidade. O Centro Cultural Nhô Quin Drummond será o epicentro das festividades, oferecendo uma programação diversificada que inclui palestras, oficinas, apresentações musicais e exposições. A tradicional Missa Conga, que faz parte das celebrações locais, também está confirmada. Outros locais na cidade, como a Praça Tiradentes, o CEUS Jardim dos Pequis, o Mercado Municipal e a Estância Terreiro Cultural Urbano, também estarão envolvidos, promovendo uma série de atividades culturais para toda a comunidade. Confira a programação para sábado (24), domingo (25) e segunda (26) abaixo:
24 DE AGOSTO – SÁBADO
- Local: Praça Tiradentes (veja como chegar aqui)
- 10h – Movimento grande roda com participação da Escola Municipal Hilário Pereira Fonseca
25 DE AGOSTO – DOMINGO – ABERTURA OFICIAL
- Local: Centro Cultural Nhô-Quim Drummond – Casarão (veja como chegar aqui)
- 09h – Levantamento de Bandeira com a participação de Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida e Pastorinha São José
26 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA
- Local: Centro Cultural Nhô-Quim Drummond – Casarão (veja como chegar aqui)
- 9h – Palestra: Patrimônio como ferramenta didática de construção e preservação de memória. Com Shirley Francisca (Dep. História/COMPAC – SL) Palestra voltada a profissionais da educação.
- 9h – Oficina show: Mistérios da capoeiragem: uma jornada de resistência. Com Mestre Careca e Mestre Marinheiro
- 13h30 – Palestra: Reisado e Ancestralidade: as raízes afromineiras na vida e na fé. Com Mestre Tico (Guarda de Moçambique Nossa Senhora da Conceição), Mestre Tuchê (capitão regente do Moçambique Nossa Senhora da Conceição) e José Roberto (Presidente da Guarda de Santa Isabel)
- 15h30 – Oficina show: Capoeira como força motriz de ancestralidade. Com Mestre Sombra e Paulinho Godoy
- Local: CEU’s Jardim Dos Pequis (Veja como chegar aqui)
- 17H – Oficina de Forró com André Art Forró
- Local: Estância Terreiro Cultural Urbano (Veja como chegar aqui)
- 19h – Apresentação Quadrilha Poeirinha
- 20h – Show Musical: Samba de Segunda especial Festa do Folclore com Samba Gol
Programação completa: CLIQUE AQUI
Jequitibá também ira comemorar o folclore com sua tradicional festival que já está em sua 34ª edição: SAIBA MAIS