A Globo enfrentou um final de semana preocupante, registrando pela primeira vez, desde o início do atual modelo de medição de audiência, três dias consecutivos com menos de 10 pontos na média das 24 horas. Este é o pior desempenho da emissora em 2024 até agora.
A emissora foi afetada por uma combinação desfavorável de fatores: a ausência das transmissões do Campeonato Brasileiro, os baixos índices de audiência da novela Mania de Você e uma queda de energia em grande parte de São Paulo. O fim de semana atípico teve início na noite de sexta-feira, quando uma ventania histórica – a maior em 29 anos – deixou muitas áreas da cidade sem eletricidade.
O episódio da novela Volta por Cima (12,3 pontos) marcou o começo dos baixos índices, seguido pelo Jornal Nacional (15,0) e por Mania de Você (15,4), ambos com suas piores audiências do ano e de toda a série histórica, respectivamente. A novela das 9, que já enfrentava resistência do público, teve um desempenho ainda pior com o apagão, alcançando menos espectadores do que a reprise de Alma Gêmea, que registrou 16 pontos de média.
No acumulado das 24 horas de sexta-feira, a Globo atingiu apenas 9,4 pontos, seu índice mais baixo em um dia útil neste ano. No sábado, mesmo com a energia restabelecida em parte da Grande São Paulo, a audiência caiu ainda mais, chegando a 8,7 pontos – o pior dia da emissora em 2024. No domingo, a Globo teve uma leve recuperação, subindo apenas 0,1 ponto, mas ainda assim registrou sua segunda pior média do ano.
A falta de partidas do Campeonato Brasileiro prejudicou os números da emissora, que só ultrapassou a barreira dos 10 pontos na tarde de domingo, durante uma transmissão especial do Criança Esperança. No horário nobre, o programa Fantástico obteve 15,1 pontos, a segunda pior audiência de 2024, ficando à frente apenas dos 14,4 pontos registrados em 7 de julho.