A Meta AI, assistente de inteligência artificial da empresa que detém o Facebook, Instagram e WhatsApp, foi lançada no Brasil, gerando questionamentos entre os usuários. Baseada no modelo de linguagem Llama 3, a ferramenta responde perguntas, gera textos e cria imagens, integrada às redes sociais da Meta.
No entanto, a inteligência artificial pode ser indesejada por alguns, seja pela poluição visual que a tecnologia causa no feed das plataformas, seja pela sensação de diminuição da privacidade. Embora não seja possível remover completamente a IA dos aplicativos, existem algumas maneiras de desativar parte de suas funcionalidades.
O que você precisa saber:
- Uso global: A Meta AI é uma das IAs mais utilizadas mundialmente, com 500 milhões de usuários ativos mensais em 43 países e 12 idiomas.
- Treinamento: A Meta coleta dados de usuários para aprimorar sua IA, ajustando práticas de coleta para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.
- Desativação: Embora não seja possível remover a Meta AI do WhatsApp, usuários podem apagar ou arquivar chats e ocultar o ícone.
- Funcionalidades: Diferente do ChatGPT, a Meta AI não oferece recursos como leitura de PDFs e criação de gráficos.
- Disponibilidade: A Meta AI foi suspensa no Brasil em julho devido a violações de privacidade, sendo relançada após ajustes.
- Custo: A Meta AI é gratuita nos aplicativos da Meta.
Como desativar a Meta AI:
- WhatsApp: No aplicativo, a Meta AI aparece como um contato. Para desativar, exclua o chat com a IA, mas lembre-se que isso não remove a assistente.
- Instagram e Facebook: A IA está acessível através do botão de pesquisa. Clique no ícone azul e selecione “Silenciar”.
- Messenger: A assistente pode ser silenciada ou bloqueada. Basta abrir o chat, clicar no ícone “i” e escolher a opção desejada.
A Meta AI visa melhorar a experiência do usuário nas redes sociais da Meta, oferecendo respostas personalizadas. Entenda suas funcionalidades e configure suas preferências de acordo com suas necessidades.