Jequitibá (MG), capital mineira do folclore, ganhou um brilho especial nesta quinta-feira, dia 07, com o início do 33º Festival de Folclore de Jequitibá, que será realizado até o domingo, 10 de setembro. A cidade – ornamentada por cores vivas, fitas, estandartes e símbolos folclóricos, como o boi-bumbá, recebeu de braços abertos turistas de diversas regiões.
Sob o comando do apresentador e ator Márcio Vesoli, o evento teve início no começo da noite. A abertura contou com a presença de autoridades, como o prefeito Luiz Carlos Pinheiro, o vice-prefeito Carlos Alberto Saturnino de Almeida, o secretário municipal de Turismo e Cultura, José Raimundo de Oliveira Alves, o secretário municipal de Esportes e Juventude, Geraldo Magela de Macedo, vereadores e, ainda, a representante da AZ Produções, Valéria Matos, produtora do evento.
Na sequência, alunos de escolas municipais, dos pequeninos aos jovens, deram um show de desenvoltura e graciosidade no palco por meio de danças e canções que fazem parte da cultura popular brasileira. Em seguida, foi a vez do encanto dos grupos folclóricos, como a Folia de São Sebastião de Pindaíbas, Dança do Tear e Fileira Sagrada.
O festival também contou com uma presença especial, a cantora lírica mais jovem do Brasil, Larissa de Almeida Gonçalves Farias. Natural de Sete Lagoas, a soprano, de apenas nove anos, encantou o público com sua voz. E a emoção não parou aí. O cantor Eros Biondini apresentou um repertório com músicas cristãs contemporâneas de sua autoria e também de grandes representantes do gênero, como Padre Marcelo Rossi e Regis Danese. Houve a interação da plateia do início ao fim do show.
Para encerrar o primeiro dia, em grande estilo, a Orquestra de Viola Caipira, de Sete Lagoas, animou os espectadores com a musicalidade regional. No repertório, canções de Rolando Boldrin, Sérgio Reis, Almir Sater e muito mais.
Programação
Confira a grade completa da programação neste link ou no Instagram (@folclorejequitiba) do festival.
Dia 08/09/2023 – Sexta-feira
Vivendo o Patrimônio: Encontro com as escolas
8h30 às 09h30 – Visita guiada – 9h30 às 11h30 – Ateliê Aberto – Eco das Artes – 13h – 14h – Visita guiada – 14h às 16h – Ateliê Aberto – Eco das Artes – 18h – Apresentações dos Grupos Culturais – 21h – Show de Chico Lobo – 22h30 – Show da Banda Sertanejo Classe A
Dia 09/09/2023 – Sábado
18h – Apresentação dos Grupos Culturais – 21h – Show do Chama Chuva – 23h – Show de Zé Henrique e Adriano – Projeto Maraká
Dia 10/09/2023 – Domingo
7h – Pedal do Folclore – 07h – Concentração dos Grupos Culturais na praça da Capela – Nossa Senhora do Rosário – 09h – Cortejo da Cultura Popular – 10h – Espetáculo Ciranda Sertaneja – Grupo Carroça Teatral – 10h30 – Celebração da Santa Missa 12h30 – Apresentação dos Grupos Culturais – 17h – Premiação do Vencedor do 5º Festival da Culinária Típica de Jequitibá – 17h30 – Show de Vilmar da Lapinha e Trio Lapinhô – 19h30 – Encerramento do 33º Festival de Folclore de Jequitibá
PROGRAMAÇÃO PARALELA
Todos os dias – Espaço de produtos e espaço afro – Espaço de Meio Ambiente e distribuição de mudas – Feira de artesanato – Praça de Alimentação – Premiação do 5º “Festival de Culinária Típica de Jequitibá”
Sábado (09/08/2023)
Palestras – Patrimônio – Roda de Conversa de Turismo – Intervenção cultural “70 Anos de Rosa no caminho da boiada” – Oficinas de artesanato e culinária
Da Redação com 33º Festival de Folclore de Jequitibá