O Ministério do Esporte gerou revolta ao publicar um post racista sobre a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. A publicação, feita na conta oficial da pasta no X (antigo Twitter), continha uma imagem de um chimpanzé dirigindo um barco, uma alusão ao desfile de barcos no rio Sena durante a cerimônia de abertura dos Jogos. A imagem foi rapidamente retirada do ar.
A legenda do post dizia: “Todo mundo aguardando o nosso barco”. Após a repercussão negativa, o ministério emitiu uma nota iniciou um processo administrativo disciplinar para investigar o incidente. A nota destacava que o ministério considera a situação inaceitável e que ações semelhantes serão tomadas contra quaisquer futuros erros.
“Reafirmamos nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito”, declarou o ministério, acrescentando que os processos internos serão revisados e as equipes receberão novo treinamento.
A delegação brasileira se apresentou em Paris com pouco mais de um terço de seus atletas que participarão das Olimpíadas de 2024, a 30ª edição dos Jogos Olímpicos modernos, iniciados em Atenas em 1896.
com informações do G1