Começou nesta terça-feira (23), a Copa Pan-Americana Sub-21, disputada em Gatineau, no Canadá. E a seleção brasileira juvenil, que conta com quatro atletas cruzeirenses na competição, estreou com vitória sobre o time de El Salvador por 3 sets a 0, com parciais de 25/11, 25/11 e 25/14. O torneio será utilizado principalmente como preparação para o Mundial da categoria e acontece até domingo, dia 28.
Os atletas Fernando Cachopa, levantador, o central Rômulo e o ponteiro Rodriguinho, além do ponta Guilherme, são os cruzeirenses em quadra com a amarelinha. Na comissão técnica, eles também têm o apoio de Alysson Zuin, fisioterapeuta da Raposa. E antes do confronto contra El Salvador, eles receberam uma visita especial. De férias do clube celeste e defendendo a seleção de seu país, o canadense Frederic Winters fez as honras da casa e passou no Centre Sportif de Gatineau, complexo esportivo onde é disputado o campeonato, para rever os companheiros de time.
Depois da partida, Fernando Cachopa, capitão da seleção, falou sobre a atuação do time na vitória. “É sempre bom começar o campeonato com uma vitória. É normal estar um pouco nervoso e cometer alguns erros, mas nós vencemos porque controlamos o jogo. Eu acho que o nosso time jogou muito bem, mas há vários detalhes para a gente evoluir durante a competição”, contou o cruzeirense.
No grupo do Brasil, além de El Salvador, estão Barbados e EUA. Nesta quarta o confronto é contra os norte-americanos, às 21h de Brasília, e na quinta, 25, os brasileiros enfrentam a seleção caribenha às 17h. Na outra chave estão Canadá, México e Chile. A fase final será disputada de 26 a 28 de junho, quando será conhecido o campeão Pan-Americano.
Com Sada Cruzeiro