Menu

RMBH ganha sistema que assegura maior oferta de água

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
RMBH ganha sistema que assegura maior oferta de água. O governador Aécio Neves assinou nesta terça-feira (25), no Palácio da Liberdade, ordem de serviço que autoriza a Copasa a investir R$ 120 milhões no serviço de distribuição de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A empresa de saneamento vai implantar uma adutora, num trecho de 26 quilômetros, para interligar as bacias do Paraopeba e Rio das Velhas, aumentando a oferta de água e permitindo a ampliação do abastecimento em Belo Horizonte e municípios vizinhos.

 
Ao promover a interligação desses grandes sistemas produtores da RMBH, a Copasa vai ganhar mais flexibilidade operacional, podendo transferir água tratada de uma região para outra e vive-versa, garantindo a manutenção do abastecimento em casos emergenciais, sobretudo em áreas delicadas como, por exemplo, a região hospitalar de Belo Horizonte.

As obras também permitirão que as cidades de Lagoa Santa, Vespasiano, São José da Lapa, e a região do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, possam ser abastecidas pelo sistema integrado. Com isso, algumas áreas que até então sofrem com intermitências no abastecimento, deixarão de ter esse problema. De forma geral, toda a população das cidades atendidas pela companhia na Região Metropolitana será beneficiada. As unidades que compõem o sistema Integrado da Bacia do Paraopeba junto com o sistema Rio das Velhas abastecem praticamente 100% das cidades atendidas pela empresa na RMBH.

Em volume, significa que o sistema Rio das Velhas poderá transferir até 198,7 bilhões de litros/dia de água tratada para a área abastecida pelo sistema Integrado da Bacia do Paraopeba e este poderá transferir até 190 bilhões de litros/dia para a área atendida pelo sistema Rio das Velhas.

O projeto prevê a construção de uma adutora que sairá do bairro Taquaril e se encaminhará até o bairro Céu Azul. Também está prevista a construção de um reservatório com capacidade para armazenar 30 milhões de litros de água. Todo o empreendimento tem prazo de execução previsto para o máximo de 720 dias. O projeto é conduzido pela Copasa, mas terá a colaboração operacional da Cemig, Gasmig, Oi/Telemar, Sudecap, BHTrans, Infovias, DNIT e FCA.
 
AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos