Um homem foi morto com três tiros após uma abordagem policial na noite de quarta-feira (14), no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte. Imagens de câmeras de segurança mostram o homem, aparentemente desnorteado, vestindo apenas cueca e boné, sendo abordado por policiais e atingido por disparos.
Testemunhas relataram que o homem apresentava comportamento agressivo, principalmente em relação a mulheres, enquanto caminhava pelas ruas. Quando a Polícia Militar o localizou, ele resistiu à abordagem.
Nas imagens, é possível ver o homem tirando o boné e jogando-o no chão, enquanto o policial pede para ele se acalmar e se afastar. No entanto, o homem não obedece, e a discussão continua. Em seguida, ele avança em direção a um dos policiais, que se afasta. Outro policial então se aproxima e usa spray de pimenta para contê-lo. O homem, ainda desorientado, volta a subir a rua e se dirige ao primeiro policial, que novamente pede calma. Neste momento, o policial dispara três vezes.
Mesmo ferido, o homem tenta se levantar e se aproximar do policial, mas acaba caindo novamente. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Odilon Behrens, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. A identidade da vítima ainda não foi divulgada.
A Polícia Militar justificou o uso da força alegando que o homem representava um risco à vida do policial. A corporação afirmou que técnicas de contenção, como o spray de pimenta, foram utilizadas, mas o indivíduo continuou a avançar, levando o PM a disparar para “salvaguardar a própria vida”. Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Confira a nota da Polícia Militar na íntegra:
“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que na noite de ontem, 14.08, durante o patrulhamento no bairro Carlos Prates, a viatura foi interceptada por um cidadão que relatou aos militares que um homem, trajando apenas peça íntima, percorria as ruas da localidade abordando as pessoas com comportamento agressivo, principalmente mulheres. Ao localizá-lo, a guarnição tentou verbalizar com o suspeito, que apresentou comportamento resistente e atentou contra os militares por diversas vezes. Durante a abordagem, foi utilizado instrumento de menor potencial ofensivo, spray de pimenta, no intuito de reduzir a capacidade de resistência do indivíduo e afastá-lo dos policiais militares até que o reforço solicitado chegasse em apoio. Porém, em determinado momento, o agressor investe para cima de um dos militares, encurralando-o. Mesmo sendo solicitado que afastasse, o indivíduo não obedece às ordens, momento em que o policial, para salvaguardar a própria vida, utiliza da arma de fogo e efetua três disparos. O indivíduo foi socorrido, no entanto, foi a óbito no hospital. A PMMG esclarece, ainda, que todas as informações contidas no REDS foram corroboradas com imagens de câmeras de seguranças da região. Todas as medidas de Polícia Judiciária Militar foram adotadas e a instituição acompanha o caso.“
Da Redação com BHAZ