A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV MG) assinaram nessa terça-feira (30) termo de parceria para execução do projeto “Minas para os Mineiros”, com foco no aumento das vendas de produtos turísticos do Estado pelos agentes de viagens cadastrados na ABAV Minas. Estiveram presentes na cerimônia, realizada na sede da associação, representantes de entidades do trade, como Belotur, Instituto Estrada Real, BH Convention Bureau e Sebrae MG.
O projeto prevê ações que incluem workshops de capacitação no interior do Estado e na capital mineira, além de encontros de negócios entre receptivos mineiros e agentes de viagens. “A ABAV possui capilaridade no interior do Estado, o que possibilita que a política pública de turismo possa chegar na ponta, no agente de viagens, que lida diretamente com o público final. Minas Gerais já é o segundo destino brasileiro nos fluxos de viagens domésticas. A Setur tem promovido campanhas para o próprio mineiro, como “Minas são muitas. Quantas você conhece?”, estimulando o aumento dessa visitação interna e a ampliação do tempo das viagens – que hoje é estimado em três dias, na média”, explicou a secretária de Turismo, Érica Drumond.
A secretária também ressaltou a importância de que o próprio mineiro valorize os destinos turísticos do Estado e receba bem os visitantes. “Um bom lugar para morar é também um bom lugar para se visitar. A meta da Setur é transformar Minas no melhor e mais visitado destino turístico do Brasil. Para isso, temos articulado parcerias estratégias junto a entidades do setor e também dentro do Governo de Minas que, por meio da política pública, tem estimulado o desenvolvimento da atividade turística com foco na geração de emprego e renda”, acrescentou a secretária.
Para a ABAV MG, a parceria é de grande importância para o turismo em Minas Gerais, pois vai fortalecer e fomentar o desenvolvimento do setor. “Para isso, continuaremos a investir pesado na qualificação e reciclagem dos agentes de viagens, para que eles, que estão em contato direto com os clientes, apresentem de forma mais clara, dinâmica e eficaz os produtos turísticos do Estado. O reflexo desse investimento será o aumento do número de agências associadas, hoje são 300 e pretendemos alcançar 400 em um curto período de tempo”, afirmou o presidente da ABAV MG, José Maurício de Miranda Gomes que, durante o evento, anunciou 45 novos agentes cadastrados na entidade, todos motivados pelo projeto “Minas para os Mineiros”.
Mercado – O projeto “Minas para os Mineiros” vai atuar no sentido de diversificar e qualificar a oferta de produtos turísticos, incentivando o fluxo de visitação dentro de Minas Gerais. “Quando falamos em diversificação, é preciso atentar para a integração de roteiros turísticos com outros destinos brasileiros, especialmente na própria região Sudeste, devido à localização estratégica e o fácil acesso. Nossos produtos são complementares, não concorrentes, porque oferecemos vivências únicas, diferentes de sol e mar. É a vez de Minas Gerais”, ressaltou a secretária Érica Drumond.
AGÊNCIA MINAS