Na manhã de quinta-feira (22), na BR 135 km 598 trecho do município de Curvelo, a Polícia Militar (PM), deparou com um caminhão Volkswagen 3/4, roubado por indivíduos armados, que renderam a escolta da carga e motorista e realizaram a transferência dos produtos para outro caminhão Volkswagen.
Durante rastreamento no trecho entre Curvelo e Corinto, o motorista do caminhão em fuga, em alta velocidade, realizou manobras bruscas na pista e tentou esquivar-se do cerco, mas o autor perdeu o controle do caminhão, saiu da pista de rolamento, entrou na vicinal (estrada de chão) e tombou o referido caminhão.
Dois dos ocupantes evadiram pelo matagal às margens da rodovia. Durante busca foi localizado o motorista H. E. S., 29 anos, escondido entre arbustos, com vários hematomas, devido ao acidente. Ele confirmou participação no crime.
No local do acidente, no interior da cabine do veículo, foram recolhidos os seguintes itens: 40 reais; um boné cor cinza e azul; uma camisa manga comprida listrada nas cores preto e cinza. H. E.S. foi preso em flagrante e encaminhado ao Hospital Imaculada Conceição de Curvelo, onde foi medicado e encaminhado à Delegacia de Polícia.
Em continuidade a PM recebeu informações sobre o caminhão baú juntamente com outros veículos em uma estrada vicinal, após o trevo da cidade de Morro da Garça/MG. No km 596 a equipe policial deparou com o caminhão Iveco/Tector 240 e 25s de cor cinza, com o baú arrombado com as portas abertas e parte da carga de cigarros espalhada no chão. O veículo Fiat/Uno que fazia a escolta também abandonado no local ligado com as portas abertas e com pertences dos agentes que faziam a escolta.
Em rastreamento dos autores, foi constatado que as vítimas: o motorista e os dois agentes da escolta foram levadas como reféns. Feito cerco em São José da Lagoa entroncamento das BRs 135/040, a PM abordou um veículo Ford/Ka de cor branca e prendeu quatro autores: É. G. F. , 35 anos; W. G. P., 26 anos; A. N. D., 34 anos; L. M. B., 30 anos.
No interior do veículo foram localizados os seguintes itens: duas munições de calibre 38 intactas; seis aparelhos celulares; a quantia de R$ 685,30; dois bonés; um chapéu; luvas; uma touca; uma careteira de cor preta; documentos pessoais dos indivíduos; várias balas da marca mentos, idênticas a aquelas que estavam sendo transportadas na carga roubada.
O veículo Ford/Ka apresentou danos na lataria, retrovisor esquerdo e para-brisas, aparentemente de disparo de arma de fogo, provavelmente calibre 12. A perícia técnica compareceu e realizou os trabalhos de praxe. Todos os veículos envolvidos foram apreendidos e removidos para o pátio credenciado. As munições, quantia em dinheiro e o material foram apreendidos.
Os autores foram presos em flagrante. O outro veículo supostamente envolvido na ação criminosa, um Fiat Siena de cor prata, fugiu no sentido a Sete Lagoas.
Na tarde de quinta(22) durante o rastreamento pela Rodovia BR-040, no km 424, a PM deparou com o veículo Fiat Siena com as mesmas características do veículo envolvido no roubo da carga de cigarros.
O autor desobedeceu às ordens de parada emitidas pelos policiais e empreendeu fuga, sendo que em determinado momento, o autor apontou uma espingarda calibre 12 para a viatura e efetuou um disparo. Os policias militares revidaram e em seguida os autores jogaram a espingarda para fora do veículo.
A perseguição continuou por uma estrada que dá acesso à cidade de Inhaúma e Papagaios, sendo localizados os reféns: A. F. S., 52 anos, a vítima era motorista do caminhão; C. E. P., 32 anos, a vítima era da escolta armada ;W. J. D., 33 anos, vítima era da escolta armada.
Em continuidade à perseguição aos autores pela estrada, foram localizados dois coletes balísticos que foram dispensados por eles. Próximo a Fazenda Pacú, os autores abandonaram o veículo e evadiram para o mato em direção a uma plantação de eucaliptos.
Foi constatado que o veículo Fiat Siena é clonado, sendo apreendido e removido para pátio credenciado.
O fato foi formalizado e finalizado na Delegacia de Polícia.
Com Rota 190