Não é só nos momentos especiais que devemos, e podemos, cuidar do nosso visual. Essa atenção ao que se veste deve ser constante, sem que isso se transforme em tortura ou pesadelo. Muita calma. Com o tempo, e com certo esforço, vestir-se bem (e de maneira adequada), passa a ser algo natural, uma consequência de planejamento de compras e mente criativa para a montagem de looks.
Pensando nessa lógica, o visual para qualquer atividade física também merece atenção, longe de investir em uma forte produção para encarar esteira, barras, pesos ou bicicleta. O importante é apostar em um tipo de roupa adequada, que esteja de acordo com o ambiente e com a prática do exercício. Esse caminho facilita a vida, alimenta a autoestima e estimula o alto-astral.
Antes de tudo, esqueça dos acessórios decorativos. A hora é de limpeza visual, e correntinhas, colares, pulseiras ou mesmo relógios de metal podem muito bem ficar de lado. Brincos grandes, então, não estão com nada. Vale manter as miudezas que já fazem quase parte do corpo e apostar em um relógio com pulseira de borracha, resistente ao suor. A questão é que em meio a movimentos e rotações, é interessante deixar o corpo o mais livre possível! Por isso também as roupas devem ser colantes ou relativamente justas. Se o corpo tão marcado gera desconforto, vale apostar nas sobreposições ou nos comprimentos alongados de blusas e camisas para evitar qualquer vergonha. E é nessa hora que a blusa amarrada na cintura entra como possibilidade. Os modelos mais fininhos (de malha fria), de manga comprida, são perfeitos para esconder o bumbum sem agregar peso visual ou gerar volume.
Dependendo de qual for a atividade física, é bom pensar em blusas um pouco mais alongadas, que não deixem o corpo a mostra. Uma calça de cintura mais alta também pode ser uma boa, principalmente se você não quer a peça caindo durante um exercício mais pesado, seja esteira ou aula de jump. Mas, se isso não é algo que lhe incomoda, vale aproveitar a ocasião para desfilar com a barriga de fora, sempre lembrando que um top de ginástica é muito diferente de um top de biquíni. Cabelos estrategicamente presos e tênis são os complementos preferidos das mulheres, que podem e devem investir em cores e estampas para tirar o visual do preto total batido das academias. Combinações divertidas entram como possibilidade, já que o ambiente é de total descontração.
De toda forma, vale perceber que o guarda-roupa para atividade física é diferente do guarda-roupa do dia-a-dia, e certas peças podem e devem ser deixadas de lado. A lembrança vale principalmente para os garotos, que adoram levar uma bermuda casual para levantar peso. Tudo bem que não há nenhum lei ou regra que indique essa proibição, mas a divisão favorece a rotina e também a organização. Se as roupas do dia-a-dia começam a ser levadas para a malhação, isso pode acabar gerando uma lacuna ou uma falta de graça na hora de se vestir. E, se ginástica está diretamente ligado à suor, vale dizer que os tecidos das roupas de malhar são adequados para a lavagem constante e, além do mais, absorvem bem o suor. É questão de função.
No mais, a lembrança de que ter esse conjunto de peças específicas para a rotina de ginástica serve como uma forma de estímulo para não pular a malhação, principalmente no caso das meninas que adoram se produzir e se sentem bem mais confiantes com o look adequado. Porém, vale lembrar que a roupa de ginástica deve ficar apenas na academia e no trajeto da mesma. O bom senso e o bom gosto lembram que no dia-a-dia nossas necessidades são outras e esse papo de que a mulher moderna não tem tempo a perder é apenas desculpa de quem tem preguiça de trocar de roupa – principalmente porque qualquer academia mediana possui um ambiente mais do que adequado para essa simples atividade de colocar e tirar uma roupa. Daí que deixar no carro um kit academia, e outro kit banho (com um look básico para se produzir após o exercício) é uma ótima saída. Isso sim é atitude de quem não tem tempo para perder. Vale se cuidar de forma completa, de dentro para fora e de fora para dentro.
Amanda Medeiros
Consultora de Estilo