Há quase um mês do começo da primavera, que dá as caras no dia 21 de setembro, as novas tendências para roupas e acessórios já começam a aparecer nas vitrines, prontas para desfilar nas passarelas urbanas. As cores e texturas do inverno, que incluem os delicados tons pastel em contraste com tecidos como couro ou acabamentos metalizados, continuarão cheias de vida quando o calor aparecer. Nas modelagens, as peças ficam um pouco mais larguinhas e despretensiosas, respirando a referência esporte, fruto dos anos 90, mas os comprimentos mini, ou os decotes aplicados em pontos estratégicos da silhueta, ganham força, assim como pede a temporada das altas temperaturas. Com isso, não tenha medo de perder de vista a sua feminilidade! Esta vai respirar tranquilamente, longe da vulgaridade. A sensualidade estará nas entrelinhas, e isso significa mostrar sem revelar.
A silhueta ampla proposta pelos estilistas durantes as semanas de moda é super democrática, e indica tendências que podem ser adaptadas à cada tipo de corpo. E esta é a grande sacada para o verão: decidir o que mostrar, como mostrar e como valorizar sua imagem sem se jogar em modismos que não combinam com você e com suas necessidades. Questão de estilo.
E se a vontade é de brincar com sabedoria com as tendências, vale lembrar das calças estampadas, as vedetes deste inverno, quedaqui para frente continuarão em alta, com destaque para os florais que são personagens permanentes do verão. Vale dar valor também para as estampas artsy, que remetem à trabalhos artísticos variados, como pinceladas cheias de vida e cor. Para acompanhar, camisas em tecidos leves e suaves como a seda, ou outras bases transparentes, sendo que essa também será uma das ideias do verão. Como complemento, tops trabalhados ou lingeries em renda fechada, provando que é essencial cuidar de cada mínimo detalhe do look.
Em meio as pernas de fora, decotes, regatas e vestidos curtos, aparecem tachas e spikes, reforçando a força dos anos 80 na moda atual. Estas aplicações também terão espaço junto aos acessórios, de pulseiras à anéis, passando também por colares agigantados que resistem estação após estação.
E ainda diretamente dos anos 80, a moda para a primavera/verão 2013 inclui tons fluo e vibrantes. E o glamour que vêm sendo o tom máximo do inverno continua firme e forte. O dourado permanece cheio de força, sendo ponto de partida para looks para festa, noite ou mesmo para quem se nega a abrir mão do que amou usar. E que venha a primavera e o verão!
Amanda Medeiros
Amanda Medeiros
Consultora de Estilo