Nos dias dia 16, 17, 18, 19 e 20 maio será realizado o Curso de Formação e Treinamento da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, para prevenção de queimadas na região da Serra de Santa Helena.
O curso é dividido em módulos e abrange técnicas de resgate, conhecimento de equipamentos e ferramentas e técnicas de combate direto e indireto ao fogo. A parte teórica do curso é apresentado no auditório do receptivo turístico do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. Não é exigido preparo físico dos brigadistas, pois existem diversas funções a serem realizadas durante o combate ao fogo e os voluntários são remanejados de acordo com suas possibilidades.
As Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais são frentes importantes no apoio ao combate de incêndios e a fiscalização dos impactos ambientais.
Todos os anos observam-se vários focos de incêndios na época da estiagem, de maio a outubro, muitos deles nos limites do Parque da Cascata, chegando a queimar toda a área de cerrado e também atingindo as áreas de nascentes.
A identificação e o combate dos primeiros focos do incêndio florestal, quando este ainda não atingiu grandes proporções, são os mais importantes. Para combater o fogo diretamente é necessário treinamento, disposição e equipamentos apropriados.
Com realização da ADESA e com apoio da Prefeitura, IEF, SELTUR e Corpo de Bombeiros o curso tem duração de oito horas diárias, de 8 da manhã até as 5 da tarde, com uma hora de almoço. Será oferecida alimentação aos participantes durante o treinamento. É necessário que os brigadistas sejam maiores de idade.
As inscrições podem ser realizadas na ADESA pelo telefone 3026 2628, ou na SELTUR 3771 6773 (falar com Alexandre). O curso é gratuito.
Com informações e fotos do site da ADESA: www.adesa.org.br