A Praça Tiradentes em Sete Lagoas sedia a exposição “Diversa”, parte do Festival Nacional de Arte de Rua (FENAR) 2024, promovido pelo Coletivo Interiorizar, formado por fotógrafos profissionais e amadores. A mostra, que pode ser visitada até o dia 27 de outubro, destaca os pioneiros da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+ na cidade.
Composta por 16 retratos gigantes, “Diversa” não se limita a imagens, mas narra histórias de coragem e resiliência. Renata Ataíde, cofundadora do Coletivo e organizadora das exposições, ressalta que os retratos homenageiam líderes e ativistas que desafiaram preconceitos e abriram caminhos para que outros pudessem viver com dignidade e orgulho. “Ao homenagear esses pioneiros, a mostra reafirma o compromisso com um futuro que exalta todas as formas de ser e amar”, afirma Ataíde.
Além de “Diversa”, a exposição “Nos Trilhos da Memória” será inaugurada no dia 25 de outubro, na abertura oficial do FENAR, no Terminal Urbano. Esta mostra ficará em cartaz até o dia 24 de novembro.
Alan Keller, produtor e curador do FENAR, destaca a importância das exposições para a discussão sobre diversidade, inclusão e memória na cidade. “Este ano, os fotógrafos do Coletivo e Renata ampliam a discussão sobre diversidade, inclusão e memória na cidade, e o festival convida o público a mergulhar nessas duas poderosas exposições”, convida Keller.
O Coletivo Interiorizar tem uma trajetória de parceria com o FENAR desde sua primeira edição, e já organizou mostras em outras cidades, como Matozinhos e Arcos. A atual exposição em Sete Lagoas reforça o impacto transformador da arte urbana e seu papel na promoção de visibilidade e respeito às diferentes identidades.