Novembro foi escolhido como o Mês Nacional de Segurança Aquática para que instituições promovam campanhas de conscientização quanto ao alto índice de afogamentos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), baseados em levantamento realiado em 2016, no Brasil, o afogamento é a segunda maior causa de mortes de crianças entre 1 a 4 anos. É também a quarta maior incidência de óbitos de crianças de 5 a 9 anos e a terceira, de adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.
Os índices da Sobrasa revelam que no País, 5.791 pessoas morreram afogadas em 2016, e em média, 16 pessoas morrem diariamente em virtude de acidentes causados pela aspiração e submersão de um líquido.
Academia Nado Livre
A Academia Nado Livre abraçou a causa junto ao Instituto de Natação Infantil (Inati), com o objetivo de chamar a atenção das crianças e dos pais para a importância dos cuidados preventivos.
A sócia proprietária da academia, Moema Mattar, afirma que as práticas de auto-salvamento e sobrevivência já fazem parte da metodologia de ensino da instituição. “Além de tudo o que a natação infantil pode trabalhar dentro da linha de desenvolvimento global, motor e psíquico motor, nós também trabalhamos a natação educativa, social e de auto-sobrevivência. Durante todo este mês, nós estamos fazendo atividades de leitura de placas, entendimento dos riscos de uma piscina e ensinando os aspectos educativos, como não correr, não empurrar, dentre outros,” destaca.
Moema explica que também neste mês, as crianças vivenciaram várias situações de risco, a fim de prepará-las para reagir em situações inesperadas. Elas experimentaram, por exemplo, a nadar de roupas, sem toucas e até mesmo de sapatos. “É uma forma de vivência para que se algum dia acontecer um acidente, isso não seja visto como uma aflição a mais, mas sim como algo que elas já conseguem fazer,” enfatiza Mattar.
Saiba mais sobre a Academia Nado Livre
Endereço: rua Juca Cândido, 423 – Jardim Cambuí
Telefone: (31) 3772-1500
Página Oficial no Facebook: Nado Livre Ac
Da redação