Com a queda dos preços dos eletrônicos, hoje em dia é muito mais fácil adquirirmos um computador. E como tudo anda mais rápido, seja no trabalho, na escola ou em casa, precisamos de mobilidade, estamos na era da computação móvel, sejam por notebooks ou netbooks, celulares (os smartphones), ou o tão falado tablet. No decorrer desta matéria, vamos falar sobre cada uma dessas tecnologias, quais suas vantagens, desvantagens e finalidades.
Notebooks e netbooks
Cada dia mais substituto dos desktops (computadores de mesa, que compõe o gabinete (que todos chamam de CPU), monitor, teclado, mouse etc.), os notebooks já fazem parte de nosso cotidiano já faz alguns anos. Na década de 90, um notebook não custava menos que 5, 8, ou até ultrapassava os 10 mil reais facilmente. Graças à nanotecnologia avançada, com 2000 reais, você compra um notebook de ótima qualidade, apto para realização de tarefas básicas como navegar na internet, usar sua swite de escritório, até programas gráficos, que exigem um maior processamento, bem como para diversão, como ouvir músicas, assistir a filmes, jogar com seus amigos e etc.
Os notebooks são computadores pessoais, de modelos e marcas diferentes, geralmente com telas que vão de 14´a 19´, logicamente quanto maior sua tela, mais pesado é, e mais espaço ocupa na sua mesa,mochila, etc.
Se você trabalha em um escritório, por exemplo, o dia todo, e logo depois vai pra sua casa ou faculdade, por exemplo, o ideal é adquirir um de 14´a 15´. Se você curti mais jogos, ou necessita de trabalhar com programas gráficos, ou editores de vídeo, por exemplo, vale a pena investir mais um pouco e comprar um de 17´a 19´(este ultimo é bem difícil de achar).
Vale lembrar, que um notebook nunca vai ter a durabilidade, ou também a flexibilidade que um desktop oferece, por exemplo, se o disco ou teclado do seu desktop parar de funcionar, com 30 reais você compra um de qualidade relativa, já no notebook, você vai precisar se dispor de um valor que será, possivelmente, 10 vezes mais que isso. Mas em contra proposta, você se livra de todos os cabos e fios que um desktop utiliza.
Netbooks
Os netbooks surgiram no mercado amplo, a cerca de 5 anos. Netbook é apenas uma nomenclatura, eles são computadores de dimensões bem menores que os notebooks, sua tela varia entre 7´a 12´. Netbooks de 7 ou 8 são muito desconfortáveis de se trabalhar, por sua tela ser extremamente pequena, e espaço físico para acomodação do teclado, tornando as mesmas muito pequenas. Já os de 10´ e 12´, são bem melhores de se trabalhar, pois tela e teclado são mais confortáveis de se usar. Os mais recentes, aproveitam todo esse espaço para o teclado, tornando assim ainda mais ergonômico.
Os netbooks são ideais para usuários que necessitam de mobilidade o dia todo, como consultores técnicos. No meu trabalho é muito útil, por exemplo, já que viajo constantemente, e visito muitas empresas durante o dia. Parece exagero, mas quando nos deslocamos para vários lugares, mesmo que de automóvel, taxi etc., carregando o peso de um notebook de 15´ polegadas, por exemplo, no fim da semana, sua coluna sentirá as dores.
Mas com todos esses prós, também temos os contras. O principal é sua vida útil, enquanto um notebook de boa marca dura, se bem cuidado, uma media de 5 anos, trabalhando 12 horas ou mais por dia, o netbook nessas mesmas condições, utilizando s.o Windows, não duraria às vezes nem um ano. Para uma vida útil maior, o ideal, é você utilizá-lo, não mais que 3 horas por dia, e de preferência, utilizar uma distribuição Linux, como o Ubuntu por exemplo.
Mas com o surgimento dos tablets, a “moda” dos netbooks caiu um pouco. A média de preço de um notebook varia entre R$1500, que são os mais simples, com menos recursos e qualidade, até R$7000 ou mais, que são os de tela e processamento maiores e de marcas melhores também.
Os Smartphones
Esse termo, ou tecnologia, está cada vez mais popular entre todos os meios. Quem ainda não tem ou ouviu falar dessa tecnologia? Praticamente ninguém. Assim como o netbook, smartphone também é um termo, uma nomenclatura. Smartphones são telefones celulares, que evoluíram da função dos primórdios, que era receber e efetuar chamadas, e mandar e receber mensagens.
Os smarts são aparelhos que permitem conectar a internet, passar emails, realizar vídeo conferencia, são GPS, etc. Dependendo do aparelho e da situação, substitui facilmente seu computador, com a evolução da banda larga, você acessa facilmente o servidor de sua empresa, consulta seu banco de dados, emiti um relatório por e- mail entre muitas outras vantagens. Já é disponível uma gama enorme de programas para eles também, para todas as finalidades, sejam para negócios, como swites de escritório, diversão, players de vídeos e músicas, jogos e muito mais. Sem falar das câmeras integradas que cada dia ficam mais poderosas. Os smartphones atualmente são uma das tecnologias que mais agregam soluções móveis até hoje.
Acredito que os contras, no ponto de vista tecnológico, são a grande variedade de aparelhos, que vão de 300 a 3000 reais, dentro dessa faixa de preços. Com isso, pessoas leigas muitas vezes, compram “gato por lebre”. A indústria chinesa, cada dia aprimora mais, praticando “réplicas” de smartphones de marcas famosas, que custam 2000 reais. Se você não fizer uma boa pesquisa, você compra por 1000 reais, mas na verdade não vale nem 200. Antes de fazer um investimento num aparelho desses, faça uma boa pesquisa, ou peça ajuda a aquele amigo ou amiga que entende tudo desse assunto, para depois não sair no prejuízo.
Os tablets
É a grande sensação do momento, todos querem, sem mesmo saber pra que vai usar. Os tablets começaram a tornar-se populares no início de 2010. Consultando o Wikipédia, por exemplo, os tablets são computadores em forma de prancheta que permitem acessar a internet, ouvir músicas, ler arquivos e etc. E é exatamente isso, mas com muito mais funções. Os tablets de boa qualidade, ou seja, que possuem um bom processador, e boa memória, além desses aplicativos, possibilitam fazer praticamente tudo que um computador faz, acesso a internet, emails, assistir a filmes, ler revistas (existem já muitas revistas e jornais disponíveis para formato tablet), ler e editar documentos, etc.
Este aparelho é ideal para quem quer mobilidade, rapidez de acesso entre outras coisas. Ele não possui teclado, todo aparelho é touch screem, ou seja, você controla todo o aparelho com seus dedos. Os contras até agora são mesmo as falsificações, que acontece também com os smartphones. Fábricas chinesas fabricam as réplicas, porém com nenhuma das funções de um verdadeiro tablet. A faixa de preço deste aparelhos, originais claro, é de 2000 a 3000 reais.
Na próxima coluna, vamos falar quais tecnologias de internet podem ser usadas nesses aparelhos.
Um abraço e até a próxima!
Vagner Lourenço
Network Analist
Sap Basis Consulting