Estamos em um tempo sem fronteiras, onde quase tudo é possível. Se você tem um amigo de outro estado ou até outro país que esta com um probleminha em seu laptop, e você sabe resolver, você simplesmente se conecta ao computador dele e pronto, tchau problema.
Mas como já falamos em colunas anteriores, toda essa comodidade tecnologia tem suas fragilidades, seus perigos. Já falamos também em trojans, spywares, keyloggers e uma série de tipos de vírus que existem hoje na internet, mas como nos protegemos disso? Como saberei que estou realizando uma compra, ou fazendo uma transferência de valores na minha Internet Banking sem que ninguém intercepte minhas operações?
Em primeiro lugar temos que entender que os sites de compras, os mais conhecidos é claro, e os bancos, investem milhões por ano em implementações de segurança, certificados, etc. Quando você acessar, por exemplo, uma área segura com login e senha, na barra de endereços não pode conter somente http://www.site.com.br, tem que estar https://www.site.com.br. Este HTTPS significa que você esta utilizando uma porta de comunicação segura: a porta 23. Geralmente em navegações normais, é utilizado a porta 8080, que corresponde a HTTP. Uma outra coisa para prestar atenção é o certificado de segurança, nos navegadores atuais, na mesma barra de endereços, podemos notar a figura de um cadeado, no canto direito desta barra, se você clicar nela, abrira uma caixa explicando o que significa e qual entidade seguradora é. A mais usada pelos grandes sites é a Verisign Secured, onde estiver essa marca, é seguro de entrar e realizar suas operações, sejam bancarias, compras ou outro tipo.
Mas infelizmente não estamos livres de tudo, por mais que uma empresa invista em seus servidores, no seu computador eles não podem fazer nada, ou seja, existem ainda hoje muitos casos de fraude onde pessoas utilizam dados do seu cartão de crédito obtidos em uma compra virtual ou uma transação bancária, mas você pode ter certeza que a culpa não é dos sites ou instituições financeiras, o problema esta no seu PC, no seu notebook. Isso acontece quando se computador é infectado com um vírus do tipo spyware, mais detalhes disso, você encontra nas colunas anteriores.
Mas como posso me prevenir?
É importante dizer, que estamos falando da plataforma Windows, usuários de plataforma Linux não encontram esses tipos de problemas descritos no texto.
A solução mais eficaz, ainda é o bom censo, uma política de acesso a navegação e e-mails. Se você recebeu algum mail suspeito, delete-o, atualmente os spammers estão mais criativos, com mensagens mais atraentes, as mais comuns ultimamente são com o assunto de convite de formatura. Na mensagem, diz que você foi convidado para uma festa de formatura, que sua presença é indispensável, e que deve-se para clicar no botão “aqui” para baixar o convite e com maiores detalhes sobre o evento. Clicando nesse botão, já aparece uma caixa pra você salvar ou executar, com isso é instalado um programa espião, e aí seu computador já esta infectado, você não vai nem notar, mas você já esta sendo monitorado, assim que você realizar alguma operação que interesse ao “espião”, o programa envia a ele os dados, senhas, numero de cartão de credito e etc.
Outro mail bastante popular é o que promete fotos. Ao abri-lo, no assunto você recebe uma saudação qualquer, dizendo que essa pessoa tem fotos de você ou amigos, que não é para mostrar a ninguém etc. Então é indicado também um botão para baixar as fotos. E acontece a mesma coisa que no exemplo acima. Esse é um tipo de ação que você pode controlar, ou seja, sua maquina só é infectada se você baixar o arquivo, se você deletar essa mensagem assim que você visualizá-la, com toda certeza seu PC não vai ser alvo desse tipo de ataque.
Uma outra boa ferramenta é o antivírus.
Um bom antivírus instalado, associado ao habito da política de acesso, podem garantir que o computador fique praticamente 100% seguro de ataques.
O grande problema do antivírus é qual escolher. Existem vários programas antivírus gratuitos, prometendo uma boa proteção, atualizações constantes, o Avast, por exemplo, se não estiver instalado em seu computador, talvez você já tenha ouvido falar nele, é o preferido dos “técnicos de informática”, estou fazendo essa referencia, porque esse tipo de técnico são na maior parte das vezes pessoas despreparadas, que não dedicam seu tempo com estudos, livros e cursos, apenas fazem um trabalho mal feito, e ainda pior, passam informações errôneas ao usuário, mas é claro que existem também bons técnicos, portanto não estou generalizando. Voltando ao assunto, esses “técnicos”, formatam o seu computador e o enchem de programinhas, jogos, dicionário, player para filmes e etc. E por ultimo o antivírus, e na maioria das vezes é instalado um qualquer e gratuito. A partir desta coluna, você leitor, pode prestar atenção que de mês em mês ou no máximo bimestralmente, seu PC já está lento, travando, desligando etc. Esse é o grande problema, você pergunta para o técnico se sua maquina esta protegida, se esta com antivírus, na maioria das vezes ele responde que sim, que esta com um bom antivírus, mas não esta. Existem outras marcas também muito populares, com o AVG, AVIRA ANTIVIR, e outros, também bastante ineficaz, pois são pesados, com atualização fraca e não detectam o que precisão detectar. A melhor alternativa são os pagos, que atualmente estão com preços bem interessantes, se levarmos em conta o custo-benefício, sai barato. Na maioria deles com licença anuais, ou promoções de licença para dois ou mais anos, e mais de um computador. Os mais populares são: McAfee, Norton, Panda e Kaspersky. Os dois primeiros conseguem dar conta do trabalho proposto, porem são bem pesados, demorados de ser instalados, o McAfee, sua configuração não é nada intuitiva. O Kaspersky (de preferência o Internet Security), em minha longa experiência como consultor, é o mais indicado. É bem leve, discreto, super configurável, com atualizações de hora em hora, praticamente. O preço é bem interessante também, para sua empresa, se comprado mais de uma licença, dependendo do numero, o preço cai quase pela metade. Todos os citados nesta coluna possuem manual em português, portanto, qualquer usuário comum é capaz de instalá-lo e configurá-lo. E claro, sempre atualize seu sistema operacional, seu browser, dê preferência ao browser Mozzila Firefox, ele é extremamente seguro e com atualizações constantes.
Para finalizar, um programa de antivírus, como costumo dizer, não faz milagres, se você quiser ser infectado, você consegue, mas com poucos passos, simples e inteligentes, é possível fazer negócios e divertir-se com uma boa margem de segurança.
Vagner Lourenço
Consulto de TI
contato@vagnerlourenco.com.br