Menu

Com as últimas chuvas a nascente do Rio São Francisco volta a jorrar água

Os ambientalistas e funcionários do Parque Nacional da Serra da Canastra, situado em São Roque de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, sentem-se mais aliviados com a chuva que tem se intensificado na região. Uma das mais importantes Bacias Hidrográfica, o Rio São Francisco, sofreu por causa do Longo período de estiagem deste ano, considerados o maior nos últimos 30 anos, e agora volta a jorrar.

De acordo com o analista ambiental e chefe substituto da Unidade de Conservação, Vicente Faria, o volume de água começou a subir. “Estamos tendo muita chuva desde o último domingo na região que ultrapassou uns 200 milímetros. Ontem, mandei um funcionário verificar a nascente e ele voltou dizendo que ela voltou a jorrar água em volume expressivo”, explicou Faria.


Nascente Rio São Francisco / Foto: GoogleNascente Rio São Francisco / Foto: Google

Quando a seca da nascente foi descoberta, em setembro deste ano, causou preocupação nas autoridades e ambientalistas. Isso porque, a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco abrange 639.219 quilômetros quadrados de área de drenagem. Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, CBHSF, a vazão média é de 2.850 metros cúbicos por segundo, o que equivale a 2% do total do país. O rio tem extensão de 2,7 mil quilômetros. Ele nasce na Serra da Canastra, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe.

Em consequência do clima, várias ocorrências de incêndio foram registradas, o que maltratou a vegetação e a fauna local. Com a chuva, a situação está sendo normalizada. “O parque queimou mais de 90 mil hectares com uma série de incêndio que começou em julho e foi até setembro. Porém, a fauna está crescendo novamente. Já temos abrigo e alimento para a fauna, além de embelezar a paisagem. A beleza cênica voltou”, afirma o chefe substituto.


Com EM



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos