Um homem foi preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (14), após proferir críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto a comitiva oficial passava pela BR-101, na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. A acusação: chamar o presidente de “ladrão” e “vagabundo”.

O homem, que teve sua identidade preservada, foi abordado de forma individual pela PF, mesmo com outras três pessoas dentro do veículo. Segundo a Secretaria de Comunicação do governo federal, o motorista emparelhou com o comboio e deferiu insultos, o que levou a ordem imediata de parada por parte da equipe de segurança presidencial.
Apesar de o episódio não ter representado ameaça direta à integridade do presidente, o motorista foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e responderá criminalmente por injúria. Pouco tempo depois, foi liberado.
Em vídeo que circula nas redes sociais — supostamente gravado pelo próprio motorista — é possível ouvir claramente os insultos direcionados ao presidente, pouco antes de agentes federais ordenarem que ele encostasse o carro.
No dia seguinte, Lula seguiu sua agenda no estado do Rio de Janeiro, participando de eventos como a visita às obras de ampliação da rodovia Presidente Dutra e ao complexo industrial da Nissan, em Resende.
com informações da Folha de S. Paulo