Menu

Fórum mobiliza parceiros na luta contra a tuberculose

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

Discutir os desafios que se impõem na luta contra a doença e mobilizar e sensibilizar parceiros para lutar contra a tuberculose. Este foi o objetivo do I Fórum Mineiro de Parceiros na Luta Contra a Tuberculose, realizado nessa terça-feira (25), no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte.

Em Minas Gerais, surgem cerca de 6.085 casos de tuberculose por ano. No entanto, Minas é o estado do Sudeste com menor risco de adoecimento. Segundo o coordenador estadual da Pneumologia Sanitária, Edílson Corrêa “esse aspecto tem origem na política e na gestão desenvolvidas na saúde. Há uma melhora na qualidade de vida, com isso o risco de adoecer é menor. As políticas públicas têm, a cada dia, transformado Minas Gerais em um estado melhor para se viver”, explica.

Para diminuir as ocorrências da doença, Edílson Corrêa ressalta que é preciso mobilizar e sensibilizar parceiros para lutar contra a tuberculose. “É necessário convocar a sociedade, a iniciativa privada e as organizações não governamentais para estabelecer parcerias com o poder público. Para o controle da doença, precisamos estar todos mobilizados”, explicou.

Entenda a tuberculose

A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pela bactéria chamada Bacilo de Koch. Ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir também outros órgãos do corpo. A transmissão se dá pelo ar, quando o doente tosse, espirra e elimina gotículas contendo bacilos. Pela tosse, cerca de três mil e quinhentas partículas são liberadas.

Principais sintomas: tosse por três semanas ou mais, perda de peso, cansaço fácil, febre baixa, geralmente, à tarde, dor no peito e/ou nas costas e suores noturnos.

 

AGÊNCIA MINAS



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos