Menu

Turismo no lago de Furnas é destaque na Unifenas amanhã

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-

A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, estará em Alfenas, nesta quarta-feira ,  03 de dezembro, para a reunião de trabalho "Desenvolvimento Turístico para o Lago de Furnas". Estarão presentes prefeitos dos 34 municípios do entorno do Lago de Furnas que estão envolvidos no planejamento estratégico da região, realizado pela Fundação Dom Cabral, com apoio da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO).

Durante todo o ano de 2008, foram desenvolvidas ações com foco na formulação de estratégias para o desenvolvimento do turismo na região.  Neste processo foi realizada a compilação de estudos e diagnósticos relacionados à atividade turística na região, possibilitando uma maior visão das ameaças e oportunidades no turismo local. A Setur e a Fundação Dom Cabral iniciaram, no segundo semestre deste ano, a construção compartilhada do planejamento estratégico do destino turístico Lago de Furnas. A iniciativa integra o do Projeto Estruturador do Governo de Minas "Destinos Turísticos Estratégicos".

Na reunião de trabalho, a Fundação Dom Cabral apresentará o relatório com informações das oficinas e workshops orientando o trabalho do poder público e de todos os agentes envolvidos para os próximos anos. "Entendemos que a região do Lago de Furnas possui enorme potencial turístico, que precisa ser explorado com atenção para aspectos fundamentais para sua sustentabilidade, como o meio ambiente. Para tanto, é necessário um compromisso de todos os municípios beneficiados, que precisam estar sensibilizados tanto sobre a importância do turismo como atividade econômica quanto em relação a ações urgentes para desenvolver o segmento em Furnas", explica a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Gestão do desenvolvimento turístico

Além da elaboração do Plano Estratégico, também como resultado do trabalho na região, em outubro passado, foi consolidado um grupo gestor, que integrará a Câmara Temática de Turismo da ALAGO e terá como função a gestão operacional e de governança, e integração com os atores envolvidos na atividade turística da região. "O grupo gestor tem fundamental importância, já que a partir dele e em consonância com as demandas regionais, são traçados os objetivos e metas para o desenvolvimento turístico do Lago de Furnas", complementa a secretária.

Destino de pesca, aventura e descanso

O grupo gestou confirmou o turismo de experiência como segmento de mercado para o Lago de Furnas. A justificativa de proporcionar aos visitantes atividades de pesca, esportes náuticos, aventura e descanso foi a principal motivação para a escolha do segmento, além de características como baixa sazonalidade, pequenos grupos de turistas, respeito aos atrativos naturais e movimentação de toda a cadeia produtiva ligada ao turismo.

 

 

SERVIÇO
REUNIÃO: "Desenvolvimento Turístico para o Lago de Furnas"
DATA: 03 de Dezembro
HORÁRIO: 14 hs  às 17 hs
LOCAL: Auditório Azul – Campus da Unifenas



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos