Menu

Pão de Queijo X Pão de Sal / Coluna O Fim da Dieta / Rodrigo Paiva

Pão de queijo tem polvilho. É um carboidrato de absorção rápida assim como o trigo do pão. Também, é "caloria vazia" assim como o trigo, ou seja, as moléculas de glicose não vêm acompanhadas de vitaminas, minerais e fibras. O lado positivo do polvilho é que ele não tem glúten. O que pode ser menos inflamatório para algumas pessoas.

Além disso, pode ter a digestão mais fácil que o trigo. O pão de queijo leva óleo que, normalmente, é de má qualidade. Ou seja, faz mal e é mais calórico.



Pães de queijo não caseiros levam pouco queijo. Então, a quantidade de proteína é pequena e não passa de 2g em uma unidade média.

Em termos calóricos, 1 pão de sal = 2,5 até 3 pães de queijo de tamanho tradicional (daqueles que compramos e assamos em casa). Pão de sal tem um histórico maior de refluxo, azia e "prisão de ventre" maior que o pão de queijo. Mas, isso é muito individual.

Se você comer um pão de sal e colocar queijo e presunto ou comer um pão de queijo de padaria ou de lanchonete com presunto e um pouco menos de queijo, para emagrecer, vai dar na mesma! Não são significativamente diferentes as duas opções.

Então, coma o que mais gosta! *eu fico com pão de queijo na chapa com queijo!



Rodrigo Paiva é graduado em Nutrição e Educação Física, pós-graduado em Fisiologia e autor do livro "As verdades que você precisa saber", lançado em 2013.




Publicidade

Links patrocinados