Para que o eleitor possa conhecer mais os candidatos a prefeito da cidade, o SeteLagoas.com.br entrevistou os postulantes ao cargo e apresenta agora Caio Valace (PPS). O advogado já foi vereador e secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano. Se eleito, Valace quer concluir o terminal de transbordo de passageiros e construir outros pela cidade. Com relação ao SAAE o candidato propõe abertura de capital da autarquia para funcionar como companhia, acompanhe.
SeteLagoas.com.br: O que, na sua opinião, vai mudar nessa reta final de campanha?
Caio Valace: Na realidade a questão da intensificação da campanha nesse período se dá em virtude das demandas. Aumentam-se as demandas em virtude do posicionamento da sociedade. Alguns segmentos mais atentos estão marcando debates, solicitando a participação dos candidatos para que eles possam se posicionar em relação ao programa de governo, políticas públicas que eles defendem e o rumo que eles querem levar a cidade. Acho isso importante em que pese ainda para o tamanho de Sete Lagoas e pela importância econômica e social dentro do cenário mineiro e nacional. Pode-se dizer que há ainda uma ausência de debates, isso é muito grave para uma sociedade representativa como é a sociedade sete-lagoana.
SeteLagoas.com.br: O que fazer para convencer o eleitor que ainda está indeciso. É apresentar propostas ou intensificar as caminhadas?
Caio Valace: Na realidade é o eleitor quem muda. Ele fica mais atento quando da proximidade da eleição e começa a avaliar a conduta do candidato, as propostas, o passado, é o que eu digo a todos: O nosso trabalho é nos apresentar para a sociedade e o trabalho do eleitor é um trabalho investigativo. Um trabalho que requer uma pesquisa para ver se efetivamente o candidato que se propõe a governar sua cidade está qualificado para tal. E ainda mais, isso nos remete também a uma investigação do passado dos candidatos e até mesmo de quais interesses que rondam essas candidaturas e quais as companhias que estão por trás dessas candidaturas, quem é quem dentro do processo, é muito importante que o eleitor possa fazer essa investigação.
SeteLagoas.com.br: Qual a sua proposta para a obra parada do terminal de transbordo de passageiros, é continuar a obra ou fazer outra coisa no local?
Caio Valace: A Caixa Econômica Federal enquanto parceira e responsável pelas medições e pela liberação dos recursos é uma instituição ainda muito deficitária, é uma instituição de qualidade, mas deficitária de material humano para que possa dar andamento nas obras. Imagine, todas as obras da região passam na CEF quando você vai observar o número de funcionários e disponibilidade da CEF em termos técnicos ainda é muito insuficiente para atender as demandas. E isso traz problemas para a gestão, traz problemas para os administradores. Principalmente porque quando se inicia uma obra tem um cronograma a ser obedecido e com os atrasos que a CEF nos impõe atrasa também toda a conjuntura da entrega da obra. Então são esses embaraços que eu quero crer que estão direcionados a questão federal da mobilização da gestão da CEF do que do próprio município. Liberando o recurso a obra segue e será inaugurada.
SeteLagoas.com.br: O transporte coletivo é muito cobrado na cidade, quais as propostas para o setor?
Caio Valace: Nós estamos atentos a essa questão. Para tanto na minha passagem pela secretaria de Trânsito, criamos o sistema de transporte público, Sete Lagoas não tinha sistema de transporte público, tinha licitação por linhas e não a criação de sistema. O sistema é mais complexo, mais eficaz e o que está sendo licitado é um sistema de transporte público que deve ser instalado na cidade para atender as demandas. Com uma simples ordem de serviço você pode alterar os itinerários para melhor atender a população. Com o terminal urbano complementa, iremos construir outros terminais urbanos nos pontos de origem em todas as regiões da cidade aí sim, teremos um transporte eficiente e eficaz, é isso que o usuário precisa. Veja você, somente com a nossa sugestão de abrir a Alameda Ismael Martins nós iremos mudar todo o trânsito do Montreal pela nova Alameda que vai ganhar a João do Vale, que vai sair na Zoélio Sola e vai entrar no Montreal pelo fundo do bairro. Ou seja, iremos economizar, no mínimo, 15’ de ônibus para os usuários que moram na região. Isso é fazer acontecer, é fazer a diferença.
SeteLagoas.com.br: O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) sofre repetidas reclamações, o que fazer para melhorar o serviço e qual a proposta sobre tratamento de esgoto, já que Sete Lagoas é uma das que mais poluem o Rio das Velhas?
Caio Valace: Nós já evoluímos muito, nesse governo R$ 105 milhões estão sendo investidos no sentido de abastecimento de águas. Bairros inteiros sofriam sobremaneira com a falta de água, isso vai acabar. Todos os pontos de abastecimento estão interligados e agora já foi assinado também junto ao BNDES um convênio de R$ 72 milhões, nós vamos buscar água no Rio das Velhas, e isso é importante. Nós vamos ter água para o consumo humano e água para as indústrias. E relacionado a isso ainda foi feito o estudo hidrogeológico que demonstra que nosso solo tem abundância de água e que pode se construir, exceto numa pequena mancha do nosso território. Então nós acabamos com aquele mistério com relação à região cástica que é a nossa cidade, o nosso solo. E, ao mesmo tempo, resolvemos o problema da água, agora temos que resolver o problema do esgoto. Nós somos um dos maiores poluidores da bacia e precisamos nos posicionar com relação a isso. Isso requer muito trabalho, a questão do SAAE existe duas propostas em debate. Umas delas é abrir o capital do SAAE para torná-lo eficiente, transformá-lo em uma companhia e não como autarquia, como é hoje. Abrindo seu capital para que ele possa ganhar musculatura, para que possa fazer os investimentos que a cidade precisa. E a outra situação é aquele velho debate se vai transferir o SAAE para a Copasa ou não. Eu prefiro a primeira alternativa.
SeteLagoas.com.br: Duas regiões da cidade estão esquecidas, segundo os moradores. O Kwait e o Iraque após as desapropriações ficaram com escombros e muita sujeira até hoje. Por que e o que o Senhor pretende para a região?
Caio Valace: Aquilo ali é simplesmente fazer o que tem que ser feito. É tirar os resíduos de construção que estão lá e, de preferência, ver se a gente consegue utilizar desses resíduos para serem reutilizados, seria muito importante, mas é fazer o que tem que fazer e limpar novamente. É grande o risco que a população corre de roedores e animais peçonhentos, é fazer o quanto antes.
SeteLagoas.com.br: Moradores do Barreiro de Baixo e Barreiro de Cima querem saber as propostas do Senhor para a região?
Caio Valace: Vamos transformar o Barreiro, Fazenda Velha, em síntese, todas as comunidades da cidade que estiverem de acordo com a lei complementar do Estado, transformar em distrito. Quando a gente fala em transformar em distrito significa poder pleitear junto ao governo do Estado, posto policial para a segurança pública, significa pleitear escolas, significa ter um orçamento específico na orçamentação do município para atender aos distritos. Significa dar ao Barreiro, Fazenda Velha e demais comunidades rurais a autonomia pra que eles possam receber do poder público a atenção que eles merecem. Aliás, eu fui o primeiro vereador a apresentar na Câmara Municipal, e levantar essas questões de transformar em distrito, a história registra isso. Eu fui o primeiro e irei cumprir agora como prefeito.
Por Marcelo Paiva