Menu

Sete Lagoas recebe habilitação para implantação do curso de medicina na cidade

O Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação (SIMEC) publicou, nesta quinta-feira, 26, em seu sítio eletrônico, habilitação por parte do MEC para a instalação do curso de Medicina na cidade. Em breve, o Ministério da Educação (MEC) oficializará a autorização no Diário Oficial da União (DOU).

Para o Prefeito de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo, o curso de Medicina é o reconhecimento do trabalho sério e competente que a administração vem desenvolvendo.

“A autorização de um curso como esse só foi possível devido ao árduo trabalho de toda a equipe, em especial da Secretaria de Saúde. Temos, na cidade, unidades de saúde e universidades que possuem infraestrutura que um curso de medicina exige. Essa é uma conquista não só da cidade, mas de toda região”, comemora.

Hospital Municipal receberá estudantes de residência / Foto: DivulgaçãoHospital Municipal receberá estudantes de residência / Foto: Divulgação

A partir da realidade brasileira da falta de médicos para atuar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a implantação do curso também tem como objetivo conseguir atender a essa crescente demanda e beneficiar toda a área da saúde regional.

“Teremos a responsabilidade de formar uma nova geração de médicos, que levarão o nome de Sete Lagoas mundo afora”, afirma o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Henrique Avelar de Pinho Simões.

No questionário de avaliação, a Comissão de Consultores formada por dois avaliadores e um observador, conclui que: “O Município apresenta uma rede integrada de saúde que é referência regional, e tem plano concreto e em execução para ampliação e melhora dos equipamentos, incluindo um Hospital Regional em fase final de construção com 226 leitos previstos”.

Ainda segundo o secretário a cidade ainda conta com “equipe gestora motivada e empenhada na proposta e os profissionais de saúde entrevistados demonstraram interesse e motivação em receber e preceptorar estudantes de medicina. Os Conselheiros municipais de saúde também aprovaram a proposta com unanimidade e demonstram interesse e motivação em relação a instalação de uma faculdade de medicina em Sete Lagoas (...). Sendo assim, esta comissão conclui que o município de Sete Lagoas atendeu os requisitos preliminares e esta apto a prosseguir pleiteando sediar um curso de medicina nos moldes previstos na Lei 12.871/13”.

“O conteúdo do parecer da Comissão reconhece todos os esforços que estamos empreendendo na saúde pública de Sete Lagoas. Temos muito a ser feito, mas estamos no caminho certo”, finaliza o Secretário.

Histórico do Curso

Em outubro de 2013, a Prefeitura de Sete Lagoas iniciou o projeto para a implantação do curso de Medicina na cidade. Para isso, enviou o termo de adesão ao Programa Mais Médicos, mostrando a capacidade do município em atender todos os requisitos necessários para essa implantação, como estrutura de serviços, ações e programas de saúde.

Em seguida, o projeto foi aprovado e o município ficou apto a participar da pré-seleção que foi feita em três etapas distintas, sendo a primeira a análise da relevância e necessidade social da oferta de curso de Medicina no município, a segunda etapa foi feita análise da estrutura de equipamentos públicos e os programas de saúde existentes no município e a última etapa foi a análise de projeto de melhoria da estrutura dos itens da etapa anterior. A terceira etapa consistiu na análise do projeto pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Nacional de Educação.

Depoimentos de profissionais da área

Subsecretária de Gestão de Saúde, Lenira Maia

“Em primeiro lugar, gostaria de destacar o brilhante trabalho de toda a equipe, tanto na busca pelo curso, quanto nos atendimentos diários aos usuários do SUS. Sem contar, claro, a busca constante pela ampliação e melhoria da rede. Em um ano e meio desta gestão, a Saúde da cidade avançou muito. Não podemos deixar de destacar a posição geográfica privilegiada de nossa cidade, sendo também município pólo de referência para 34 cidades. Tudo isso, somado ao esforço do prefeito e do secretário, resultou hoje nesta conquista. É o reconhecimento oficial do MEC e do Ministério da Saúde do nosso trabalho e da importância estratégica de nossa cidade”.

Subsecretária de Gestão Administrativa, Lúcia Helena Fargnoli

“Essa é uma excelente notícia. A implantação do curso motivará uma mudança na cultura da cidade, além da geração de novos empregos, melhoria na economia e infraestrutura. Desta forma, Sete Lagoas vai se destacando cada dia mais no cenário nacional e se tornando um grande centro de desenvolvimento”.

Presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Márcio Paulino da Silva Torres
“O Município já tem essa vocação na área da Saúde, principalmente com a chegada do Hospital Regional, postos de saúde e clínicas particulares dos mais variados ramos da área médica, além de ser pólo de toda a região. Com esse curso tão sonhado, deixaremos de ser exportadores de mão de obra e estudantes de Medicina para recebermos aqui toda uma nova comunidade que se criará em torno do setor, aprimorando também o conhecimento dos nossos profissionais e do nosso povo. Será uma revolução”!

Ouvidor do SUS de Sete Lagoas, Leandro de Souza Cruz

“A implantação deste curso é positiva para a cidade e região, considerando que temos uma população superior a 500 mil habitantes em nosso entorno que se beneficiará diretamente tanto com relação a mais uma opção de curso de graduação, reafirmando a nossa região com vocação universitária, e pela ampliação e qualificação de profissionais da área da saúde, neste caso, em especial os médicos”.

Assessora Chefe de Gestão Estratégica da Secretaria de Saúde, Kátia Silene

“Foi um privilégio poder acompanhar e contribuir juntamente com toda a equipe durante o processo de construção desta proposta. Sete Lagoas e região têm muito a comemorar por esta conquista e pelo que ela representa para a área da saúde. Sou testemunha da caminhada firme do prefeito, do secretário de saúde e dos servidores da Secretaria de Saúde na luta por esta conquista celebrada hoje. Estaremos todos engajados neste desafio e vamos juntos fazer acontecer este sonho que agora é realidade”.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sete Lagoas, Gercino José dos Reis

"Esta conquista reflete o grau de maturidade da nossa cidade que passará a ser reconhecida pela sua ousadia e qualidade no campo do ensino e da pesquisa. A autorização deste curso atesta este reconhecimento e passa a se constituir em mais um dentre tantos desafios a serem enfrentados e vencidos”.

Coordenador Médico da UTI da Irmandade Nossa Senhora das Graças e Presidente da Comissão de Residência Médica, Dr. Aloísio Nascimento

“Tive a oportunidade de participar deste processo. Acredito que a vinda do curso de medicina para a cidade será valiosa, o aprendizado será concomitante com a prática médica e com as práticas de saúde adotadas na região. Os alunos estarão próximos aos atendimentos que o SUS oferece, ou seja, serão formados dentro da realidade de saúde e o aprendizado será baseado na problematização, conhecendo, na prática, como é realizado o atendimento público da região”.


Com informações ASCOM Saúde.

 



Publicidade

+ Cidades

Passando a Limpo: educação no trânsito e a chegada do maio amarelo, com Daniela Maia

Passando a Limpo: educação no trânsito e a chegada do maio amarelo, com Daniela Maia

O programa Passando a Limpo recebeu nesta sexta 3 de maio a supervisora do Núcleo de Educação no Trânsito de Sete Lagoas...

Sete Lagoas terá sexta (03) ensolarada com calor e sem chuva

Sete Lagoas terá sexta (03) ensolarada com calor e sem chuva

A sexta-feira (03) em Sete Lagoas será marcada por um dia ensolarado e com temperaturas amenas pela manhã, subindo grada...

VÍDEO: Festa do Trabalhador 2024 em Sete Lagoas foi um sucesso

VÍDEO: Festa do Trabalhador 2024 em Sete Lagoas foi um sucesso

Sete Lagoas celebrou o Dia do Trabalhador em grande estilo, com uma festa memorável no Parque Náutico do Boa Vista. A pr...

CRAS Montreal está em novo endereço mais amplo e perto da população de referência

CRAS Montreal está em novo endereço mais amplo e perto da população de referência

O Centro de Referência em Assistência Social do bairro Montreal (CRAS IV) está em novo endereço a partir de agora. Saiu ...

Alunos do Projeto Esporte na Cidade participam de oficina temática em Sete Lagoas (MG)

Alunos do Projeto Esporte na Cidade participam de oficina temática em Sete Lagoas (MG)

Os alunos do Projeto Esporte na Cidade, em Sete Lagoas (MG), participaram de oficina temática “convivência no esporte e ...

Passando a Limpo desta sexta (02) recebe a supervisora do Núcleo de Educação no Trânsito, Daniela Maia

Passando a Limpo desta sexta (02) recebe a supervisora do Núcleo de Educação no Trânsito, Daniela Maia

A supervisora do Núcleo de Educação no Trânsito, Daniela Maia, será a entrevistada no programa Passando a Limpo desta se...

CEFET alega que estudante de Sete Lagoas não é pardo em banca avaliadora; família busca justiça

CEFET alega que estudante de Sete Lagoas não é pardo em banca avaliadora; família busca justiça

“Eu estou devastada com essa situação. Quero o melhor para o meu filho sempre. Ele merece um futuro maravilhoso”, é o de...

Feconex 2024: iluminação e cenografia inéditas prometem experiência visual inovadora

Feconex 2024: iluminação e cenografia inéditas prometem experiência visual inovadora

Alguns dos momentos mais aguardados da Feira da Conexão (Feconex) são os shows ao final de cada dia que movimentam o set...

Morre um dos ciclistas atropelados por van na BR 040 em Paraopeba

Morre um dos ciclistas atropelados por van na BR 040 em Paraopeba

O ciclista de 26 anos, identificado como Thauan Maciel, não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde desta quarta-feir...

Sete Lagoas se prepara para quinta-feira (02) ensolarada e quente

Sete Lagoas se prepara para quinta-feira (02) ensolarada e quente

Sete Lagoas amanhece nesta quinta-feira (02) com um dia radiante, sem nuvens no céu, de acordo com a previsão do tempo. ...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos