Sete Lagoas tem 18 meses para concluir a obra da Estação de Tratamento de Esgoto, ETE, que vai tratar 100% dos resíduos da população e deixar de poluir o Rio das Velhas. A informação foi passada pelo presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, SAAE, Marcos Joaquim Matoso, após a solenidade em que o prefeito Marcio Reinaldo assinou o contrato com a Caixa Econômica Federal, CEF, de liberação de R$ 70 milhões para erguer a ETE. Uma área de 111 mil metros quadrados adquirida pelo SAAE na comunidade de Areias vai receber o empreendimento que foi tratado pelo prefeito como “um sonho realizado”.
O investimento para a construção do projeto foi liberado pelo Governo Federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2, por isso não há contra partida do município nem problema com relação ao trâmite do aporte por causa do período eleitoral. A canalização do córrego do Diogo que já está em andamento (foto abaixo) vai direcionar os resíduos para o local onde será erguida a estação.
Autoridades do Governo Federal, CEF, município e cidades vizinhas lotaram a solenidade de assinatura do contrato no gabinete do prefeito na manhã desta segunda-feira, 30. Marcio Reinaldo tratou a cerimônia como “muita rica” e aproveitou para dizer que os trabalhos ainda não tinham evoluído por falta de “projeto, vontade política e visão”. Ainda segundo o prefeito, só o projeto custou mais de R$ 1,5 milhão, “pegamos pra valer e o projeto ficou pronto”, orgulha-se.
Um engenheiro da CEF foi deslocado para trabalhar na prefeitura para que os contratos do banco com o município tenham mais celeridade nos processos que, às vezes, são bastante burocráticos. Depois de falar que a ETE será um marco para Sete Lagoas, o superintendente do banco, José Geraldo Sales, explicou que “o SAAE e a CEF são os responsáveis pela operacionalização do contrato”.
A partir de agora a prefeitura vai montar os processos de licitação e a expectativa é que estejam concluídos dentro de 60 dias. O presidente do SAAE garantiu ainda que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto serão iniciadas ainda este ano.
Por Marcelo Paiva