Lojistas optam por liquidação como estratégia para atrair consumidores no período de férias
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Após a alta do mercado nas festividades Natalinas, momento este em que sai o 13º terceiro salário, o comércio fica aquecido e com grandes perspectivas. Mesmo com a inflação em alta, foi notório no mês de dezembro de 2014, as lojas estarem cheias de pessoas comprando presentes e utensílios para a ceia de Natal e Reiveillon.
Após essa data muitas lojas entram em liquidação, isso devido ao movimento que cai consideravelmente nos meses de janeiro e fevereiro. Parte dessa queda é porque as pessoas já compraram o que precisavam no final do ano e como é mês de férias, muitos acabam viajando.
Além de viagens, janeiro é um mês de altíssimo custo, dentre eles estão, a matrícula escolar, material e uniforme, IPTU e IPVA. Essas despesas fazem que o orçamento familiar fique apertado, portanto as compras de outros produtos que são considerados supérfluos nesse momento há uma queda.
Segundo a colunista e jornalista de economia, Mirian Leitão, para os comerciantes é um momento de cautela, o investimento deve ser bem seletivo, e a empresa deve se preocupar mais em gerar caixa. Se a economia começar a se desenvolver melhor há uma probabilidade que no segundo semestre de 2015 o comércio corresponda positivamente.
Por Tatiane Guimarães