UPA continua realizando nove mil atendimentos por mês
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A Unidade de Pronto Atendimento Doutor Juvenal Paiva (UPA), está em funcionamento desde 31 de março de 2014. Durante um ano, a unidade foi gerenciada por uma Fundação, a Feluma – Fundação Educacional Lucas Machado - instituição sem fins lucrativos e, há cinco meses, a Prefeitura de Sete Lagoas assumiu sua gestão e deu continuidade ao trabalho desenvolvido com qualidade e seriedade.
De acordo com a comunicação da saúde, a administração conseguiu, ao longo do tempo, reduzir em 25% as internações e em 50% a taxa de mortalidade, criando uma capacitada equipe de emergencistas. Além disso, continuou realizando os mesmos nove mil atendimentos por mês.
O Diretor Geral da UPA, Dr. Rafael Menezes, conta que não foi fácil conseguir reestruturar a unidade após uma grande mudança, mas que o resultado chegou. “A UPA hoje é um ambiente totalmente monitorado. Temos o controle desde que o paciente chega na unidade, dos insumos que ele utiliza, desde a sua saída. Conseguimos isso com o apoio da equipe que está focada e trabalhando em cima de metas e resultados”, destaca.
O médico relata ainda que acredita que a humanização é a palavra chave do sucesso e do resultado. “Aplicamos um questionário em aproximadamente cem usuários e percebemos que a qualidade no atendimento é o mais desejado por todos. Ficamos surpresos ao levantar os dados, uma vez que estava entre as opções o tempo de espera.”
Ainda de acordo com o médico foi a partir do questionário que foi iniciado um trabalho mais eficaz de acolhimento na UPA. “O primeiro passo foi tratar de forma especial PNE e idosos, que são acolhidos dentro da UPA, em um ambiente diferenciado. A enfermeira Natália, juntamente com a gerente Josiane, estão capacitando toda a equipe sobre a importância do atendimento humanizado”, ressalta.
Com Ascom Saúde