Menu

Passando a Limpo: Engenheiro de Trânsito Denys Machado fala sobre a reabertura no entorno da Igreja Santo Antônio

O Programa Passando a Limpo desta sexta-feira (16), apresentado por Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira, recebeu o Engenheiro de Trânsito Denys Machado, que dentre importantes ações da Seltrans, falou sobre a reabertura do entorno da Catedral de Santo Antônio e toda polêmica debatida nas redes sociais criticando o projeto aplicado. Muitos esclarecimentos foram feitos e ficou explícito que a Secretaria de Trânsito está aberta a propostas e a ouvir sugestões do povo, pois o melhor caminho é o diálogo e a troca de ideias.

Foto: PortalSete / Álvaro Vilaça, Denys Machado e Wagner OliveiraFoto: PortalSete / Álvaro Vilaça, Denys Machado e Wagner Oliveira

No início do programa, Denys falou sobre a reabertura do trecho ao lado da Igreja Santo Antônio, fechada desde 2008, através de uma solicitação dos comerciantes da rua São José, vizinhos e transeuntes da região. A reabertura foi requerida por Milton Martins e Zé do União, foram realizadas audiências públicas e Denys fez um levantamento sobre todos os pormenores apontados, além das colocações pelo Ministério Público, que na época acompanhou tudo.

Denys contou que quando os vereadores entraram em contato com a secretaria, fizeram uma contagem do número de veículos que transitavam na região. Ao fazer esse estudo, percebeu-se que a reabertura alivia o trânsito nas ruas Fernando Pinto, Ilka França, Dr. Pena, entre outras. O sentido na via será duplo.

“Nesse último ano, tivemos na secretaria em torno de 3500 solicitações e demandas registradas, dentre essas, muitas solicitações de redutores de velocidade em alguns locais não viáveis, e até pela orientação que recebemos todas elas serão respondidas, uma a uma. Não necessariamente todas são viáveis, mas se não forem, todas deverão ter uma resposta do por que não são viáveis, até mesmo pela função que nós estamos como servidores públicos. Estamos ali para atender as demandas da população” elucidou o engenheiro.

Pelas obras da Seltrans, o espaço está fechado desde Dezembro. Nas redes sociais existem vários questionamentos, porém, não foi apresentada nenhuma proposta de mudança sobre o projeto. Estão questionando o pórtico que foi colocado limitando a altura dos veículos, apontando que o mesmo está atrapalhando a vista da Igreja. Segundo Denys, quando à necessidade de reabertura, a arquiteta do Ministério Público Estadual definiu que teria que restringir o trânsito de veículos pesados no local. Após estudo e desenvolvimento do projeto, a secretaria apresentou a todos, e em momento algum houve apontamento contrário ou diferente do que estava sendo colocando. “O pórtico foi colocado dentro das normas legais de segurança de trânsito, pois se colocássemos apenas placas, proibindo o trânsito de veículos pesados, e com o intuito de proteger o patrimônio, requerimento feito pelo conselho da Catedral, que se colocasse uma barreira física inibindo o trânsito de veículos pesados. O projeto foi elaborado atendendo às demandas locais” esclareceu Denys.

Sobre a rua Antônio Olinto, o engenheiro pontuou que existem 37 semáforos, numa extensão de 200 metros. Ele discorda dessa quantidade e conta que estão estudando uma forma de sincronismo, mas também, de tirar um pouco de semáforos, que observa ser possível.

Foto: Programa Passando a LimpoFoto: Programa Passando a Limpo

Ele pontuou ainda que há um estudo para desafogar o trânsito próximo ao Centro Médico e alerta que, seria importante que os solicitantes fizessem um requerimento na secretaria ou enviar por e-mail, para que o corpo técnico de engenheiros possam fazer estudos e promover as melhorias no trânsito.

Quanto aos radares, Denys informa que tem todas as prerrogativas para que o condutor seja informado e alertado sobre a existência, e ele é um dos mecanismos de redução do trânsito, além de evitar acidentes, como a faixa de pedestre elevada, quebra-molas, etc.

O endereço da Secretaria de Trânsito em Sete Lagoas é rua Dr. Campos Jr. 50, Centro, em frente à antiga Felt, atual ABC Construções.

Confira o programa na íntegra: https://www.facebook.com/setelagoas/videos/1265582073541387/

Na próxima semana, sexta-feira (23) às 08h, o Passando a Limpo receberá o Diretor Geral do Hospital Nossa Senhora Das Graças, Cléber Amorim.

 

Bárbara Nunes com PortalSete




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados