Menu

No Dia Mundial da Voz saiba como cuidar da sua

Dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, o objetivo principal é alertar a população sobre a saúde vocal e promover ações para conscientização sobre os cuidados com a voz.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Em entrevista ao SeteLagoas.com.br, a fonoaudióloga Lorena Ramos esclarece algumas dúvidas. Confira:

Como é produzida a voz?

A voz é produzida na laringe, através de um conjunto de cartilagens, músculos e mucosa que vibram em decorrência da passagem e da pressão do ar dos pulmões, que é o combustível para o som.

O que é disfonia?

A disfonia é o termo utilizado para caracterizar qualquer dificuldade na produção da voz como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais. Os problemas de voz podem se manifestar em qualquer pessoa, em qualquer momento da vida.

Como saber se eu tenho disfonia?

Se ocorreu uma modificação da sua voz por um período maior que 15 dias (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a sua voz, você deve procurar um otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo.

Quais as causas dos problemas de voz?

O fator causal das disfonias é variável e pode estar associado ao esforço para falar, ao uso excessivo de cigarro e álcool, à doença do refluxo faringo-laríngeo e gastroesofágico, afecções do trato respiratório.

Como cuidar da voz?

Procure falar sem fazer força. Beba água regularmente, evite cigarro, álcool, pigarrear, gritar e falar muito alto.

Podemos tratar da voz sem ajuda de um profissional?

Não, o tratamento de voz deve ser feito pelo especialista em voz! Tratamentos caseiros são poucos eficazes e devem ser evitados. Cada pessoa possui peculiaridades no trato vocal que tornam a voz única, e podemos ser identificados pela forma com a qual a usamos. A voz é essencial para a comunicação humana, e a alteração da voz causa impacto negativo nas relações sociais. Procure um fonoaudiólogo e seja amigo da sua voz!

Foto: Lorena Ramos / Sarah CarvalhoFoto: Lorena Ramos / Sarah Carvalho

Sarah Carvalho




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados