Menu

'Dia D' de vacinação acontece neste sábado em Sete Lagoas; Minas tem 35 casos suspeitos de sarampo sob investigação

Neste sábado (18), acontece em todo o país o Dia D de vacinação, quando as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h. Um novo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (17), pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), revelou uma queda no número de casos suspeitos de sarampo investigados no território mineiro em relação ao último informe. De acordo com o balanço, desde janeiro deste ano já foram notificados 150 casos suspeitos, dentre as quais 115 foram descartados e outros 35 continuam sob investigação pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Campanha de vacinação contra Sarampo e Pólio em Sete Lagoas/ Foto: reprodução internet

O maior número de casos se concentra entre crianças de seis meses a um ano, que, juntas, somam 32% das notificações. Baseada nas estatísticas, a SES considera crianças entre 1 e 4 anos o perfil epidemiológico mais atingido pela doença.

Entre as regiões mineiras, as que mais apresentaram notificações à SES foram Centro, Oeste, Leste e Triângulo Mineiro. No mapa, é possível identificar os pontos de notificações, sendo que o tamanho dos pontos corresponde ao volume de casos originados no local. Prevenção

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. Em 2016, o Brasil ganhou um certificado da Organização Mundial da Saúde que atestava a eliminação da circulação do vírus do sarampo. Porém, em fevereiro deste ano, o país registrou seus primeiros casos na região Norte devido ao intenso fluxo migratório de pessoas naturais de outros países das Américas.

A forma mais eficiente de prevenção e combate ao sarampo é a vacina Tríplice Viral, que é administrada em crianças e previne, além do sarampo, contra a rubéola e a poliomielite. Postos de saúde de todo o Estado realizam, neste sábado (18), entre 8h e 17h, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, quando serão imunizas crianças entre um e quatro anos de idade. A vacina será aplicada de forma indiscriminada, ou seja, mesmo as crianças com a vacinação em dia deverão tomar uma dose de reforço.

Em Belo Horizonte, a expectativa da PBH é imunizar 109.439. Na capital, todos os 152 estão preparados e a capital recebeu 169 mil doses da vacina contra o sarampo e 131.151 das vacinas contra pólio.

Baixa cobertura

Apesar da intensa campanha de conscientização sobre a importância da vacina, a cobertura vacinal em Minas Gerais continua em níveis insatisfatórios. De acordo com o boletim revelado nesta sexta-feira, a cobertura contra o sarampo está em 23,9% entre o crianças de um a quatro anos. O objetivo da campanha é atingir o percentual ideal de cobertura, que é de 95%, em todos os municípios. Em 2018, apenas 44,7% das cidades mineiras têm cobertura satisfatória da tríplice viral.

Além de crianças entre um e quatro anos, outras faixas etárias também podem receber a imunização de cordo com o esquema da SES-MG:

- Aos 12 meses de idade, a criança deverá receber a primeira dose da vacina tríplice viral (que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba).
- Aos 15 meses de idade, a criança deverá receber a segunda dose com a vacina tetraviral(contra o sarampo, a rubéola, a caxumba e a catapora/varicela) ou a vacina tríplice viral e a de varicela monovalente.
- De 02 a 29 anos, caso não tenha nenhum registro de dose da vacina tríplice ou tetraviral, deverão receber duas doses com intervalo de no mínimo 30 dias da primeira dose.
- De 30 a 49 anos, caso não tenha nenhum registro de dose da vacina tríplice ou tetraviral, deverá receber apenas uma dose.
- Após 49 anos de idade, não é necessário a vacinação porque são consideradas imunes.
- Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas e outros), independente da idade, devem ter duas doses válidas da vacina tríplice viral documentadas.
- Profissionais de transporte (taxistas, motoristas de aplicativos, motoristas de vans e ônibus), profissionais do turismo (funcionários de hotéis, agentes, guias e outros), viajantes e profissionais do sexo devem manter o cartão de vacinação atualizado conforme os esquemas vacinais.

Dia D em Sete Lagoas 

As unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h. Além das dezoito unidades que possuem sala de vacina (veja a lista completa no fim do texto), serão montados quatro postos volantes para aumentar a cobertura em mais regiões da cidade. “Essa iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Rotary e vai beneficiar centenas de pessoas, levando as vacinas para mais perto delas”, conta Guilherme. A vacinação vai acontecer nas ESF´s Itapoã 2 e Kwait, na Igreja de Santa Luzia e na Escola Municipal Professor Gravito, no bairro Jardim dos Pequis. Excepcionalmente, no Dia D, haverá vacinação também na ESF Monte Carlo. Nestes locais, o horário de atendimento será das 8h30 às 16h.

Unidades de saúde com sala de vacinação – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 e no sábado, 18/08, das 8h às 17h.

Centro de Saúde Santa Luzia - Rua Jovelino Lanza, 1200, bairro Jardim Arizona.
Centro de Saúde Orozimbo Macedo - Rua Cuba, 524, bairro Orozimbo Macedo.
Centro de Saúde Manoa - R. Gerânio, 381, bairro Manoa.
Centro de Saúde Santo Antônio - R. Dr. João Batista, 1.327, bairro Santo Antônio.
Centro de Saúde Várzea - Rua Manoel Corrêa da Cunha, 267, bairro Várzea.
Centro de Saúde São João - Rua Wenceslau Braz, 470, bairro São João.
Centro de Saúde Montreal - Rua das Avencas, 521, bairro Montreal.
Centro de Saúde Progresso - Rua Rio Pará, 716, bairro Progresso.
ESF Esperança - Rua Jerusalém, 126, bairro Esperança.
ESF Alvorada - Rua Mário Reis, 84, bairro Alvorada.
ESF CDI - Expedicionário Leofredo Gaspar, 534, bairro Bairro das Indústrias.
ESF Eldorado - Rua Afonso Viana de Paula, S/N, bairro Eldorado.
ESF Barreiro - Minas Gerais, 46, bairro Barreiro.
ESF Fazenda Velha - Rua José Fonseca Pires, 401, bairro Fazenda Velha.
ESF Catarina - Santos Reis, 238, bairro Catarina.
UBS Luxemburgo - Itambacuri, 182, bairro Luxemburgo.
UBS Cidade de Deus - Prefeito Euro Andrade, 41, bairro Cidade de Deus.
UBS Belo Vale - Rua Oscar Padilha, 635, bairro Belo Vale.
Postos volante – Funcionamento apenas no dia 18/08 das 8h30 às 16h

ESF Itapoã 2: Rua Antonieta Moreira Miranda, 232, bairro Itapoã
ESF Kwait: Rua Angêlo Ribeiro Miranda, 762, bairro Luxemburgo
ESF Monte Carlo: Rua Anielo Damato, 331, bairro Monte Carlo
Igreja Santa Luzia: Rua Matozinhos, 228, bairro Santa Luzia
Escola Municipal Professor Raimundo Gravito: José Sérvulo Soalheiro, 4373, bairro Jardim dos Pequis

Da redação com PMSL e Hoje em Dia 

 




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados