Menu

ESF Esperança realiza excursão para Cordisburgo com os pacientes da unidade

A ESF Esperança juntamente com a equipe do NASF Belo Vale realizou uma excursão com os pacientes da unidade para Cordisburgo. O passeio teve como objetivo proporcionar um momento de lazer para os pacientes e usuários da unidade.

Foto: AsCom SMS-SL

O passeio contou com a participação de aproximadamente 33 pessoas, entre pacientes do grupo de práticas corporais, idosos e profissionais de saúde das unidades da ESF Esperança e do NASF Belo Vale. Antes da saída da excursão foi realizada uma avaliação dos pacientes, onde foram verificados os sinais vitais dos participantes. Durante o passeio os participantes da excursão tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Guimarães Rosa e a Gruta de Maquiné.

“O grupo tem em sua maioria pacientes idosos, o que nos permitiu também comemorar o dia do idoso, que foi no mês de outubro. Foi uma ação muito importante, extremamente gratificante, já que boa parte dos nossos usuários é carente e não realiza esse tipo de programa, não somente pela condição financeira, mas também por disponibilidade de familiares para acompanhamento dos mesmos”, conta Janaina Diniz Almeida, enfermeira da ESF Esperança.

Janaina explica ainda a importância de ações como essa para a melhora do convívio social e da interação entre os profissionais e pacientes. “Foi um momento de lazer e descontração, fora da unidade de saúde, o que permite inserção social e interação com diversas outras pessoas, o que deixa esse tipo de público bastante feliz, já que, para muitos, o dia- a dia é monótono, sem companhia para ter uma boa prosa, só ficam em casa ou na igreja, se sentem sozinhos e muitas vezes relatam que se sentem abandonados. O processo de saúde perpassa por outros pontos que não sejam apenas focados em doenças, e momentos de lazer, auxilia até mesmo na reabilitação desses pacientes, o enfoque nos idosos foi devido a exatamente isso, eles muitas vezes nos enxergam como amigos, desabafam, nos tratam como verdadeiros filhos, porque a unidade de saúde é recíproca com eles e nós os acolhemos da melhor forma que podemos. Tivemos um ótimo retorno dos nossos pacientes, todos demostraram a gratidão por estarem ali e solicitaram mais momentos como este. Foi gratificante tanto para os pacientes, quanto para nós profissionais, que tivemos oportunidade de estreitar nossos laços com nossos pacientes, de ganharmos a confiança deles cada vez mais e de descontrair também, entre nós enquanto equipe, uma vez que nossa rotina também é muito corrida e desgastante”, finaliza.

Com AsCom Secretaria de Saúde de Sete Lagoas




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados