Menu

Altas temperaturas marcam o último fim de semana da Primavera

Piscinas, cachoeiras, parques, clubes, sítios. Essas são algumas opções que podem ser escolhidas neste fim de semana para aliviar o calor. O fim da primavera, que dá lugar ao verão na sexta-feira, às 20h22, será com altas temperaturas na capital mineira e Região Metropolitana. Ontem, foi considerado o dia mais quente de dezembro. A marcação deve se repetir hoje e amanhã, o que exige cuidados especiais da população com a saúde. Além do tempo quente, vai prevalecer a baixa umidade relativa do ar, com índices em torno de 30%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Lagoa Paulino - Sete Lagoas / Foto: Túlio Thales @setelagoasLagoa Paulino - Sete Lagoas / Foto: Túlio Thales @setelagoas

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor é provocado por uma massa de ar seco que predomina em Minas Gerais. “Como tivemos a intensificação dessa massa de ar seco, as nuvens diminuíram. Consequentemente, há uma radiação maior. Por isso, a temperatura se eleva”, explicou. O calor deve continuar até o meio da próxima semana. “Temos previsão de chuva a partir de quarta-feira e na quinta-feira as temperaturas devem ter um pequeno declínio”, completou.

Na Região da Zona da Mata, alguns municípios tiveram temperatura acima de 30°C. Uma delas foi Coronel Pacheco, que registrou 35,9°C, a mais alta do estado. Segundo Claudemir de Azevedo, outras regiões tiveram chuvas isoladas, como Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Campos das Vertentes e Oeste. Hoje, a previsão é de mais calor. No setor Sul e Oeste há possibilidade de pancadas localizadas.

O tempo deve permanecer instável no fim de dezembro e início de janeiro. O verão, que começa na sexta-feira, vai ter início chuvoso. “Tradicionalmente, o verão já é com temperaturas elevadas e pancadas de chuva. Nesta temporada, o início da estação deve ser marcado com precipitações em boa parte de Minas Gerais. Destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo, Sul, Zona da Mata e Campos das Vertentes”, comentou o meteorologista.

Cuide-se

Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada para as crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.

Sete Lagoas

Segundo o Inmet, em Sete Lagoas a previsão neste fim de semana é de mínima de 17°C e máxima de 34°C para o sábado (15) e mínima de 19°C e máxima de 29°C para o domingo (16). A baixa umidade relativa do ar deve ficar entre os 30% e 45%.

 

 

Da Redação Com EM e Inmet




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados