Menu

Bistroquim recebe neste sábado o lançamento do livro Uma mulher e seus extravios

Iniciando as comemorações do Dia Internacional das Mulheres, o Bistroquim recebe neste sábado, dia 03/03, o lançamento do livro Uma mulher e seus extravios, da psicanalista Izabel Haddad. Segundo a escritora, o livro surgiu de uma longa travessia entre pesquisas teóricas e clínicas sobre o tema da feminilidade pelo viés da psicanálise.

Foto: divulgação / Izabel Haddad

“Meus estudos durante o mestrado e doutorado na área de psicanálise na UFMG me fizeram debruçar por muito tempo sobre a mitologia da mulher. O trabalho acadêmico sobre o conceito de feminino me conduziu a uma pesquisa profunda sobre a sexualidade e o erotismo. Além disso, meu trabalho como psicanalista no consultório alimentou meus estudos teóricos sobre o tema com o que eu chamo de uma clínica das mulheres”, cita Haddad.

As páginas desse livro abordam a história romanceada de dez mulheres citadas pelos psicanalistas Sigmund Freud e Jacques Lacan. Entre essas figuras femininas que desfilam ao longo de 80 anos pelas searas da psicanálise, estão três pacientes de Freud; Dora, Irma e a Jovem Homossexual; duas personagens da mitologia grega, Antígona e Medéia, duas figuras da literatura, Ysé do romance francês Partilha do meio dia de Paul Claudel, a Rainha do conto A carta roubada de Edgard Alan Poe, Madeleine Rondeaux, mulher do escritor Andre Gide, a carmelita Santa Tereza de Ávila, e finalmente, Marie, uma costureira francesa, paciente do famoso psiquiatra francês Gaetan Gatian de Clérambault.

“As histórias de vida dessas mulheres apresentam ao leitor do livro a maneira muito feminina, de cada uma delas, transgredir o dircurso fálico. Cada uma dessas representantes do sexo feminino revelam a história muito singular de como tornar-se mulher é um gesto solitário de travessia e tecitura. A famosa frase da filósofa francesa Simone de Beauvoir sobre tornar-se mulher ressoa em cada uma dessas mulheres de forma ímpar. As intrigantes figuras femininas desse livro estão reunidas pelo fio de uma escrita feminina que pretende dar a versão de uma mulher ao que Freud escreveu sobr nós. O livro é marcado pela voz e escrita femininas, sobre seus prórpios rastros, rotas e extravios”, completa a escritora.

Foto: divulgação / Izabel Haddad

Livro: “Uma mulher e seus extravios”
Data: 03/03/2018
Horário: 16h
Local: Bistroquim
Endereço: Rua Professor Abeylard, nº 1330, Papavento.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados