Menu

De Sete Lagoas para o mundo: eles venceram as adversidades e são destaque no esporte

Conheça alguns atletas sete-lagoanos que são conhecidos nacional e internacionalmente e que fortalecem o nome da cidade pelos quatro cantos do mundo. Essa turma é exemplo de superação, dedicação e sucesso. Apesar dos contratempos e dificuldades encontradas na cidade, que ainda precisa amadurecer muito para o esporte, eles não desanimaram e foram em busca de um sonho: viver para o esporte.

Abaixo você confere um pouco da história de Mariana Cassemiro (vôlei), Franck Caldeira (atletismo), Bernardo Actos (ginástica artística), Marcos Rocha (futebol), Estevam Ferreira (basquete) e Marcela Nascimento (futsal).

Atletismo – Franck Caldeira, 30 anos

“Para chegar onde estou, tive que matar um leão por dia.”


Franck Caldeira é o caçula de sete irmãos e projetou no atletismo sua chance de ter uma vida melhor. Integrou três equipes desde o início de sua carreira: começou na Pé de Vento, passou pelo Cruzeiro e desde 2011 faz parte da ORCAMPI. Patrocinado pela Nike há oito anos, o corredor conquistou boas marcas.

Bateu recorde sulamericano nos 10.000 metros com 19 anos, foi campeão da São Silvestre em 2006. A melhor conquista veio em 2007, no Pan Americano do Rio de Janeiro, com a medalha de ouro.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O atleta acredita que é muito importante encarar os desafios de frente. “Quanto mais evitamos uma coisa, mais ela aparece para você.” Conseguiu índice olímpico e embarcou para Londres aonde chegou em 13º lugar, numa corrida em que se destacou e chegou a liderar a prova.

Vôlei - Mariana Alves Cassemiro, 26 anos

“Cada dia me dedicava mais e queria mais, e aos poucos fui ganhando meu espaço”.

Mari Cassemiro começou a jogar vôlei na escola onde estudava. A atleta atua como ponta e disputa a Superliga pelo SESI/SP. Mariana tem 1,84 m e já Foto: Voleielite.com.brFoto: Voleielite.com.brpassou pelo Minas Tênis Clube, Seleção Mineira, Seleção Brasileira, Tenerife Marichal (Espanha), Burgos (Espanha), Split (Croácia), Eregli (Turquia), Koniz (Suíça) e Pinheiros (São Paulo). 

As dificuldades não intimidaram a jovem que com 14 anos contou com a ajuda da família para ir a Belo Horizonte fazer um teste no Minas. De 180 meninas ela foi a única selecionada. A boa estrutura do clube ajudou no seu crescimento. Vieram competições, viagens, seleção Mineira e Brasileira. Com apenas três anos de esporte Mariana passou a integrar a equipe adulta e profissional. Disputou quatro superligas em sete anos (2001-2008).

Em 2008 foi convidada para jogar na Espanha. Naquele país conheceu seu marido e permaneceu por ali mais um ano. No outro ano o casal foi para a Croácia e na sequência para a Turquia. Depois de quatro temporadas fora, voltou ao mercado brasileiro e vestiu a camisa do Pinheiros. Atuou ainda na Suíça e gostou bastante daquele país. Atualmente disputa a superliga pelo SESI/SP, junto a um elenco muito forte. 

“Gostaria de agradecer a Deus primeiramente e minha família (pai, mãe, irmãs e marido) e aos amigos, que estão sempre ao meu lado, me apoiando, pois sem eles não poderia se quer ter começado minha carreira e chegar onde estou”, enaltece.


Ginástica artística - Bernardo Actos, 14 anos

“Fiz o meu melhor na competição e o resultado veio. Fico feliz de competir bem nas disputas internacionais, que são mais difíceis”.

Atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Olímpica, Bernardo foi Campeão Individual Geral no Campeonato Brasileiro Infantil de Ginástica Artística. Ouro na paralela e prata no solo no Campeonato Brasileiro Juvenil. Campeão por equipes com a Seleção Brasileira de Ginástica em 2012. Segundo lugar no individual geral do Campeonato Sul-americano Infantil e Juvenil de Ginástica Artística, na Bolívia. Bicampeão brasileiro na categoria pré-infantil; Bicampeão brasileiro infantil; Campeão sul americano e pan americano e Campeão na paralela na categoria juvenil.

Foto: Minas Tênis ClubeFoto: Minas Tênis Clube

Atitude e determinação não faltam ao atleta. Bernardo Actos pode ser considerado um vitorioso também fora das competições, pois trava uma dura batalha para ser um atleta de ponta. O atleta se desloca de segunda a sábado para Belo Horizonte, onde treina no Minas Tênis Clube. Com uma rotina pesada treina quase seis horas por dia. Levanta às 5h30, estuda até às 12h30. É apanhado na porta da escola por uma van e segue para os treinos em Belo Horizonte. Chega em casa por volta das 22h, quando vai estudar e fazer o dever de casa. Bernardo faz, em média, sete viagens por ano para competir. Em junho do ano passado treinou em Miami como preparação para o Campeonato Sul-americano.

Ainda morando em Sete Lagoas o jovem está mais tranquilo após fechar patrocínio com a Unimed, garantindo assim sua ida aos treinos e participação nas competições. O jovem está com o nome inscrito no COB, Comitê Olímpico Brasileiro, para as Olimpíadas de 2016.


Futebol - Marcos Luís Rocha Aquino, 24 anos


“Trabalhar, continuar com os pés no chão. Nada na minha vida foi fácil”.

Após passar pelo Atlético, CRB, Ponte Preta e América/MG, Marcos Rocha retornou ao Galo em 2012 para brilhar. Sob o comando de Cuca o jovem passou a fazer Foto: Flickr Atlético MineiroFoto: Flickr Atlético Mineiroparte do elenco principal do alvinegro que conquistou o Mineiro em 2012 e 2013 e a Taça Libertadores da América em 2013.

Convocado para o “Superclássico das Américas”, contra a Argentina e para os amistosos contra Austrália e Portugal, o lateral direito sonha com uma nova oportunidade na seleção brasileira.

O lateral teve seu trabalho reconhecido não só pelas convocações para a seleção brasileira, mas também nas premiações que recebeu. Marcos Rocha foi eleito o melhor lateral do Brasileiro de 2012, pela CBF e recebeu o “Bola de Prata”, da Revista Placar e pelo canal ESPN, como melhor lateral direito da competição.

Rocha se prepara para embarcar para o Marrocos, onde disputará o Mundial de Clubes com a equipe do Galo em dezembro.


Basquete - José Estevam Ferreira Júnior, 35 anos

“Tive meu primeiro contato com o esporte em 1992, na Praça de Esportes onde comecei a despertar meu interesse pelo basquete”.

Estevam começou a treinar pra valer em 1995. Como todo brasileiro, tentou ser jogador de futebol, mas a estatura não favoreu. Convicto de que o sucesso viria o jovem se sustentou em três pilares: fé em Deus, humildade e trabalho. Atuou pela seleção brasileira de basquete durante sete anos, conquistou vários títulos e disputou o mundial de basquete no Japão.

Clubes que defendeu: 1995 a 2000 Esporte Cube Ginastico; 2000 a 2002 Franca Basquetebol Clube ; 2002 a 2006 Unitri/Uberlândia; 2006 a 2007 Franca Basquetebol Clube; 2007 a 2009 Universo Brasília; 2009 a 2013 Unitri/Uberlândia; Atual: Lajeado/RS. Também teve rápidas passagens pelo Esporte Clube Macapá, Vasco da Gama, Rio Claro/SP e Galatassaray/Turquia. Foi atleta da Seleção Brasileira de Basquete durante 7 anos (1999 a 2006).

Foto: Arquivo pessoalFoto: Arquivo pessoal

Bi-campeão Brasileiro, Campeão Sulamericano de Clubes, Campeão Mineiro (sete vezes), Campeão Amapaense, Bi-campeão Paulista, Tri-campeão brasiliense, Campeão sub-22 mineiro, Campeão sub-22 brasileiro de seleções, Campeão Copa América de Clubes, Campeão Sulamericano, Campeão Super Four, Campeão Copa Eletrobras, Vice-campeão Sulamericano (duas vezes).


Futsal - Marcela Nascimento Leandro, 25 anos

“A cada ano o Mundial vai ficando mais difícil. As equipes estão mais fortes. Somos a equipe que todos querem bater, mas temos um grupo forte e sabemos do nosso potencial”.

Foto: Arquivo pessoalFoto: Arquivo pessoal

O futebol está no sangue. Filha do ex-jogador Juarez Leandro, que defendeu equipes como Cruzeiro-MG, Atlético-MG e Guarani de Campinas-SP, Marcela é ala da seleção brasileira de futsal.

A menina que começou a bater bola na rua com os meninos resolveu levar o esporte a sério a partir dos 11 anos, quando começou a treinar de verdade.

Defendeu algumas equipes em Minas e depois foi chamada para jogar em Santa Catarina. Em 2010, quando jogava no Kindermam, se destacou e foi convocada pela primeira vez para defender a seleção brasileira. Disputou três mundiais e conquistou o bicampeonato neste ano.

Foi indicada ao prêmio Futsal Planet de melhor do mundo. Atualmente é atleta do Burela e mora na Espanha.

Conhece mais algum sete-lagoano destaque no esporte? Conte pra gente. Envie sua sugestão para o email faleconosco@setelagoas.com.br.

por Juliana Nunes

 



Publicidade

+ Esportes

Time setelagoano E7Sports vence mais uma disputa do Campeonato Metropolitano de Basquete

Time setelagoano E7Sports vence mais uma disputa do Campeonato Metropolitano de Basquete

Aconteceu nesse domingo (28) mais uma disputa do Campeonato Metropolitano de Basquete, no Ginásio Coberto Dr. Márcio Pau...

Cruzeiro vence o Vitória por 3 a 1 e mantém invencibilidade em casa no Brasileirão; veja os gols

Cruzeiro vence o Vitória por 3 a 1 e mantém invencibilidade em casa no Brasileirão; veja os gols

O Cruzeiro quebrou seu jejum e retornou à trajetória das vitórias nesta temporada. Neste domingo (28), a equipe celeste ...

Pedro Lourenço pode fechar a compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro das mãos de Ronaldo

Pedro Lourenço pode fechar a compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro das mãos de Ronaldo

O empresário Pedro Lourenço chegou a um possível acordo com Ronaldo Nazário para a compra das ações da SAF do Cruzeiro n...

Democrata empata em 1 a 1 com o Nova Iguaçu-RJ na estreia da Série D do Brasileiro

Democrata empata em 1 a 1 com o Nova Iguaçu-RJ na estreia da Série D do Brasileiro

O Democrata teve sua estreia na Série D do Campeonato Brasileiro marcada por um empate contra o ...

Atlético goleia Cuiabá e entra no G4 do Brasileirão; veja os gols da partida

Atlético goleia Cuiabá e entra no G4 do Brasileirão; veja os gols da partida

Apesar da ausência de Hulk e outras peças importantes, o Atlético garantiu uma vitória significativa neste sábado (27). ...

Crianças autistas entrarão em campo com jogadores do Democrata e Nova Iguaçu na partida de sábado (27)

Crianças autistas entrarão em campo com jogadores do Democrata e Nova Iguaçu na partida de sábado (27)

Abril é considerado o mês de conscientização sobre o autismo, sendo chamado também de "Abril Azul". E para reforçar as c...

Guia de jogos: confira a programação de futebol na TV neste final de semana

Guia de jogos: confira a programação de futebol na TV neste final de semana

Preparem-se, torcedores! O fim de semana promete ser eletrizante no mundo da bola! Nos dias 27 e 28 de abril, rola a bol...

Democrata estreia na Série D contra o Nova Iguaçu; ingressos à venda

Democrata estreia na Série D contra o Nova Iguaçu; ingressos à venda

O Democrata estreará na Série D do Campeonato Brasileiro contra o Nova Iguaçu-RJ, vice-campeão carioca, no próximo sábad...

Volante Claudinei, ex-Atlético, volta ao Democrata para a Série D

Volante Claudinei, ex-Atlético, volta ao Democrata para a Série D

O Democrata de Sete Lagoas anunciou nesta quarta-feira (24) o retorno do volante Claudinei, ex-Atlético, para a disputa ...

Com show de Scarpa e susto no final, Atlético derrota Peñarol e segue invicto na Libertadores; veja os gols

Com show de Scarpa e susto no final, Atlético derrota Peñarol e segue invicto na Libertadores; veja os gols

Uma vitória crucial para consolidar a liderança no grupo e dar um passo importante rumo às oitavas de final da Copa Libe...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos