;
Menu

Ciclista beneficiado pelo Bolsa Atleta lidera ranking nacional de BMX

Beneficiário do programa Bolsa Atleta da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), o ciclista Pedro Pussieldi é o líder do ranking Boys 15 da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

O jovem de 15 anos, que compete no ciclismo BMX, mora em Florestal, na Região Metropolitana, e conquistou, além do 1º lugar no ranking brasileiro, o 1º no ranking mineiro e o 3º no ranking latino-americano em 2016.

Pedro Pussieldi, com seu pai e técnico, Guilherme Pussieldi / Crédito: Carlos Alberto/Imprensa MG Pedro Pussieldi, com seu pai e técnico, Guilherme Pussieldi / Crédito: Carlos Alberto/Imprensa MG

Atendido pelo programa da Seesp pela terceira vez – atualmente na categoria Nacional – Pedro considera o benefício fundamental para seu desempenho. “Sem o apoio do Bolsa Atleta eu não teria conseguido participar de nenhuma competição internacional”, destaca. Em 2016, o ciclista pôde representar Minas Gerais na Argentina, no Chile e no Peru. Guilherme Pussieldi, pai e técnico do ciclista, também é contemplado pela Secretaria com o Bolsa Técnico.

Pedro começou a praticar o esporte aos três anos e logo passou a se destacar em provas. “Participo de competições de BMX desde os cinco anos. Iniciei no Campeonato Mineiro de 2006, em Poços de Caldas”, relata. Sua grande inspiração é bicampeão olímpico na modalidade, o letão Māris Štrombergs, medalhista em Pequim 2008 e Londres 2012.

Para as competições de 2017, o mineiro já reúne grandes expectativas. “Planejo participar dos Jogos Sul-Americanos, me destacar no ranking brasileiro, ser finalista no Mundial, nos Estados Unidos, e participar do Campeonato Latino-Americano, na Bolívia, além da Seleção Olímpica da Juventude”, conta.

Além disso, Pedro já vislumbra os próximos Jogos Olímpicos. “Meu treinador acredita no meu potencial de participar em 2020, mas a maioria dos campeões se consagram próximos aos 23 anos, e em 2024 estarei com essa idade, quando acredito que tenho mais chances de vencer”, conclui.

Sobre o programa
O programa Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico tem o objetivo de garantir a manutenção da carreira dos atletas e técnicos de alto rendimento, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e à participação em competições para o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva, de forma a manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar Minas Gerais nas principais competições nacionais e internacionais.

Neste ano, foram disponibilizadas 109 bolsas e, como no edital anterior, serão destinados R$ 1,13 milhão para o pagamento do benefício no prazo de um ano, com repasses em parcelas bimensais, cujos valores variam de acordo com categoria.


Da Redação com Agência Minas



Publicidade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar