Menu

Definidos detalhes para o Módulo II do Campeonato Mineiro de 2019 no qual o Democrata de Sete Lagoas disputa

A temporada 2019 já está batendo na porta e, depois do arbitral da última semana ter confirmado o modelo de disputa da elite do Campeonato Mineiro, na terça-feira (30) foram acertados os detalhes do Módulo II do Estadual. No conselho técnico, realizado na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), em Belo Horizonte, entidade e clubes se reuniram para aprovar as diretrizes da competição, que teve mantida a fórmula de disputa, com 12 times.

Foto: FMF/Divulgação

O torneio começa no dia 9 de fevereiro e segue até 11 de maio. A grande novidade será a transmissão das semifinais e finais do Estadual pela internet, com custos arcados pela própria Federação. Outra mudança foi a decisão de marcar as rodadas só para os finais de semana. O único jogo no meio de semana será o de ida da decisão.

Comandado pelo presidente da FMF, Adriano Aro, o arbitral definiu que o campeonato será disputado em turno único, no sistema de todos contra todos. Os quatro melhores colocados da primeira fase avançam para as semifinais e os dois piores caem para a Segundona de 2020. As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta.

Em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma margem de gols, a equipe mais bem colocada na fase preliminar avança para a decisão e, consequentemente, conquista o acesso. Na final, também jogada em duas partidas, o mesmo critério se aplica para definir o campeão em caso de igualdade.

A grande novidade será a transmissão dos jogos da fase de mata-mata pela Federação Mineira de Futebol. A entidade irá arcar com os custos da exibição das semifinais e finais pela internet. A ideia é aumentar visibilidade da competição, sobretudo na reta decisiva.

A tabela será divulgada no dia 8 de dezembro. Ficou acertado que as partidas da fase classificatória serão realizadas aos finais de semana. Apenas a primeira partida da final será em uma quarta-feira. A escolha foi feita por unanimidade, garantindo aos clubes o planejamento de viagens, recuperação dos atletas e preparação das equipes.

Com relação à inscrição de jogadores, a data limite será 26 de abril, que coincide com o final da primeira fase. Cada equipe poderá inscrever 30 atletas no campeonato. Apenas sete deles poderão ter idade acima de 24 anos. Sobre ingressos, ficou acertado que o valor mínimo para a cobrança de bilhetes é de R$ 10.

Vão disputar o campeonato: Athletic, América TO, CAP Uberlândia, Coimbra, Tricordiano, Democrata de Sete Lagoas, Democrata de Governador Valadares, Betinense, Ipatinga, Nacional de Muriaé, Uberlândia e Uberaba.

 

Bárbara Nunes Com GE




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados