Menu

Somente um parlamentar marcou presença em 22 reuniões do plenário

Nas últimas 22 reuniões do plenário, após as eleições de 5 de outubro, os deputados estaduais de Minas compareceram, em média, uma vez a cada três sessões plenárias na Assembleia. O parlamentar, Wander Borges, PSB, foi o único que marcou presença em todas as 22 reuniões, do dia 7 de outubro ao dia 25 de novembro. Dados da própria Assembleia no “Diário Oficial do Legislativo”.

Os parlamentares Antônio Genaro, PSC, Carlos Mosconi, PSDB, e Pinduca, PP, foram apenas em uma sessão na Assembleia. A assessoria de Carlos Mosconi afirma que ele tem ido à Assembleia e participado das sessões nas comissões. Ele é presidente do colegiado de Saúde. Segundo sua assessoria, como as votações de projetos não estão acontecendo na Casa, Mosconi não aparece no plenário. O tucano marcou presença na sessão de 18 de novembro, faltando a todas as outras 21. As reuniões da comissão de Saúde acontecem, normalmente, 9h30 das quartas-feiras, e as sessões plenárias acontecem às terças, quartas e quintas-feiras a partir das 14h.

A assessoria de Antônio Genaro, foi parecida com a justificativa de Mosconi, em que quando o parlamentar do PSC não é encontrado em plenário, ele está “despachando no gabinete” ou em reuniões externas. Sua assessoria informou ainda que ele esteve na sessão da última terça-feira, e que seu nome não consta na lista de comparecimento publicada no “Diário Oficial do Legislativo”. Desde 5 de outubro, Genaro só compareceu à reunião do dia 29 daquele mês.


Assembleia de Minas não tem conseguido abrir quórum / Foto: GoogleAssembleia de Minas não tem conseguido abrir quórum / Foto: Google

O deputado Pinduca, PP, esteve na reunião da última terça-feira, quando os deputados tentaram um acordo para votar projetos do governo, mas sem sucesso. Essa foi a única reunião plenária a qual o parlamentar participou desde as eleições. Pinduca, que tentou a reeleição neste ano, teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral em setembro. A assessoria foi procurada, mas não obteve resposta da assessoria.

Enquanto os deputados faltam, as pautas de votações se acumulam, na sessão desta quinta, por exemplo, não chegou a ser aberta por falta de quórum (mínimo de 26 deputados presentes), 40 propostas aguardavam a apreciação.

Os deputados ainda precisam se posicionar sobre nove vetos do governo a propostas de parlamentares.

Números e dados (de outubro a novembro deste ano) que fazem parte da Assembleia:


São 77 deputados

Para abrir uma sessão no mínimo são necessários 26 deputados

São três sessões por semana (terça, quarta e quinta-feiras)

Horário das seções é às 14h

São 40 itens aguardando votação

Veto do governador que ainda trancam a pauta são 9

Duas em cada três faltas à sessão, ou seja, 66%

Ausência de 47 dos 77 deputados faltaram a mais da metade das sessões em outubro e novembro

O valor salarial de um deputado é R$ 20.042,35

O auxílio-moradia é R$ 3.750


Com O Tempo



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos