Menu

Padre Décio fala sobre seu mandato em entrevista do Setelagoas.com.br com vereadores

Dando sequência a série de reportagens especiais do SeteLagoas.com.br com todos os parlamentares do município, o entrevistado desta segunda-feira (21) é Décio Márcio Majela Abreu, mais conhecido como Padre Décio. O vereador ingressou na política pelo Partido Progressista (PP) em 2012, quando foi eleito com 1289 votos, antes de ser eleito ele já havia sido candidato uma vez.

Formado em Filosofia e Teologia, o vereador que é filho de Djalma Batista Abreu e Teresinha Pires de Abreu nasceu no dia 31 de julho de 1961, e antes de se formar, frequentou o Seminário.

Vereador Padre Décio/ Foto: ascom CâmaraVereador Padre Décio/ Foto: ascom Câmara

Ações mais importantes no mandato:

Até dezembro de 2015 propus no total de três anos de mandato, cerca de 27 Anteprojetos de Lei (APL), 17 Projetos de Lei Ordinária (PLO), 139 Moções, 1.249 Pedidos de Providência, 311 Requerimentos e 16 Projetos de Decreto de Legislativo (PDL).

A minha principal luta e bandeira durante o mandato é pela revitalização da Lagoa do Matadouro, uma das sete do município, que coloca em risco a saúde dos moradores da região por emitir uma fumaça tóxica, e ocasiona acidentes como as queimaduras já ocorridas em visitantes. O resultado após cobranças e manifestações foi o alcance de um projeto da revitalização da lagoa, apresentado pelo executivo, e com o qual venho buscando verbas externas para ajudar na execução, visto o alto orçamento das ações. Outra luta é a Campanha Todos Contra a Pedofilia, pela qual visto literalmente a camisa e promovo palestras nas escolas, passeatas, em busca de uma maior conscientização desse problema tão pouco discutido.

Uma das principais lutas do vereador é a revitalização da Lagoa do Matadouro/ Foto: ascom vereadorUma das principais lutas do vereador é a revitalização da Lagoa do Matadouro/ Foto: ascom vereador

Dentre os principais Projetos de Lei, e que foram aprovados na Casa, destaco o PLO que dispõe sobre as medidas a serem adotadas pelas empresas que comercializam produtos denominados ferro-velho (sucatas), e que já foi adotado como lei na cidade, o que fez com Sete Lagoas saísse à frente de todo o país, visto que logo depois a mesma medida foi sancionada pela presidenta. Outro importante PLO, foi feito juntamente com o Pastor Alcides, que proíbe os Postos de Combustíveis de Sete Lagoas de abastecerem o tanque dos veículos além do limite de acionamento da trava de segurança da bomba, visando impedir danos à saúde dos frentistas e ao meio ambiente; e outro de minha autoria que visa tornar obrigatório aos órgãos públicos municipais realizarem a coleta seletiva dos seus lixos, de modo a permitir sua posterior reciclagem, e que institui também a criação de ecopontos de coleta seletiva, que constituem estações de entrega voluntária de inservíveis recicláveis.

Nos Anteprojetos de Lei se destacam a minha preocupação com o meio ambiente, como o que garante que nas construções das novas unidades escolares municipais sejam inseridos sistemas de captação e armazenamento de água de chuva; outro que dispõe sobre a doação de mercadorias apreendidas do comércio ambulante pela fiscalização e não recuperados dentro do prazo legal; o que prevê que todo proprietário de imóvel urbano que plantar uma árvore em frente à propriedade e se responsabilizar pela sua conservação, será beneficiado com 5% de desconto no IPTU; e o que dispõe sobre o uso de asfalto ecológico nas obras públicas de pavimentação e recapeamento realizadas no município, visando medidas sustentáveis e de preservação.

Quanto aos meus pedidos e grandes conquistas no mandato, tive atendidos principalmente os meus pedidos de que o CEUs fosse implantado no bairro Jardim dos Pequis, por ser um centro tão importante e que trará muitas oportunidades para os moradores; e as agora iniciadas construções das creches que solicitei para os bairros CD II, JK e Jardim dos Pequis.

O vereador também apoia projetos de esporte na cidade/ Foto: ascom vereadorO vereador também apoia projetos de esporte na cidade/ Foto: ascom vereador

Além disso, minha incondicional parceria com o esporte e cultura da cidade, por meio da qual desenvolvi e apoiei várias ações na cidade como o “Projeto Perto da Bola, Longe das Drogas” nos bairros Santa Luzia e Itapuã, “Cinema na Praça”, “Projeto Movimento Grande Roda” e a equipe de BMX da cidade. Conquistei também sonhos antigos como a quadra poliesportiva coberta para a Escola Municipal Helena Rodrigues Branco, academia ao ar livre para o bairro Santa Luzia, e o programa Mexa-se para vários pontos da cidade. Para mim, o esporte, educação e cultura são as chaves para um futuro melhor, sem violência e com igualdade social.

Quais foram seus maiores desafios? E suas conquistas?

Durante o mandato tenho tido alguns desafios no sentido de o vereador não executar ações, que são poder do executivo, e de nem sempre a situação econômica do município poder suprir todas as necessidades que julgo urgentes, no entanto, posso agradecer por várias das conquistas citadas acima em que tive os meus pedidos e projetos atendidos.

Compromissado com a educação, faço parte desde o início do mandato da Comissão de Educação da Câmara Municipal, pela qual tento lutar pelas melhorias nas escolas e direitos dos servidores, ferramentas fundamentais no desenvolvimento do país.

Padre Décio na inauguração da Academia Santa Luzia/ Foto: ascom vereadorPadre Décio na inauguração da Academia Santa Luzia/ Foto: ascom vereador

Sentiu algum tipo de perseguição por parte de autoridades?


Tenho um carinho muito grande pelo prefeito, além de vários amigos em seu corpo administrativo e entre outras autoridades e, ainda que como em qualquer relação política existam discordâncias, eu nunca soube de qualquer entrave ou perseguição. Possuo um ótimo relacionamento político e pessoal com todos.

Teve o nome envolvido em algum escândalo que se considera inocente?

Não, pois não só pelo cargo político, mas também por ser sacerdote e cidadão, busco uma maior consciência e transparência dos meus atos.

Antes de iniciar este mandato traçou metas? Conseguiu alcançar todas? O que impediu?

Tracei metas quanto a transparência do meu trabalho, de utilizar a política para o bem, de não ser corrompido pelo poder e ganância, e nesse sentido posso garantir ter alcançado todas elas. Quanto à minha luta diária por melhorias na cidade e setores públicos, obtive êxitos em vários pedidos e projetos como os citados acima e lamento pelos que ainda estão pendentes, pois como expliquei não tenho o poder de executar, mas tenho certeza de que um dia serão contemplados.

Padre Décio é parceiro no projeto Cinema na Praça/ Foto: ascom vereadorPadre Décio é parceiro no projeto Cinema na Praça/ Foto: ascom vereador

Se não for seu primeiro mandato- Quais mudanças sentiu de um para outro? Tem intenção de se candidatar novamente (para que cargo)?

Estou vereador pela primeira vez, e em detrimento dos meus anseios e dos de meus eleitores que ainda não foram alcançados nesse mandato, além dos compromissos assumidos e da posterior avaliação do meu trabalho, pretendo me candidatar novamente ao Legislativo para buscar e consolidar ainda mais ações.

Atenção:

Levando em consideração que este é um ano político, o site Setelagoas.com.br está desenvolvendo uma série de reportagens especiais com todos os parlamentares do município de Sete Lagoas. A intenção é falar sobre as principais ações desenvolvidas, os desafios e conquistas, as metas alcançadas, fazendo um levantamento sobre o mandato de cada um.

Para desenvolver essas reportagens, todos os vereadores receberam as mesmas perguntas sobre o seu trabalho. As matérias vão seguir a mesma estrutura para dar espaço igual para todos. O primeiro a responder foi o vereador Cláudio Henrique Nacif Gonçalves (PT), mais conhecido como Caramelo (veja AQUI).

Por Cristiane Cândido com Ascom Padre Décio



Publicidade

+ Política

Após STF "legislar" e suspender a desoneração da folha, Pacheco convoca técnicos do Senado Federal

Após STF "legislar" e suspender a desoneração da folha, Pacheco convoca técnicos do Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou uma reunião com técnicos do Senado para discutir a decisão do ministro...

Governo Lula: todas as compras internacionais serão taxadas pelo novo imposto

Governo Lula: todas as compras internacionais serão taxadas pelo novo imposto

A partir da regulamentação da reforma tributária, todas as remessas de compras internacionais enviadas ao Brasil serão t...

Câmara aumenta em 60% gastos que deputados podem ter com diárias em viagens nacionais

Câmara aumenta em 60% gastos que deputados podem ter com diárias em viagens nacionais

A Câmara dos Deputados aprovou um aumento de 60% nas diárias destinadas aos deputados federais em viagens nacionais a se...

Twitter Files: Alexandre de Moraes impõe sigilo em ação da AGU que pede suspensão da rede social

Twitter Files: Alexandre de Moraes impõe sigilo em ação da AGU que pede suspensão da rede social

Após o desdobramento do Twitter Files Brasil, revelando comunicações entre advogados do Twitter no Brasil e executivos a...

Rodrigo Serralheiro acusa Juninho de desobedecer justiça e permanecer na prefeitura de Inhaúma

Rodrigo Serralheiro acusa Juninho de desobedecer justiça e permanecer na prefeitura de Inhaúma

A briga política continua em Inhaúma: mesmo com determinação de entregar o cargo pela suspensão do mandado de segurança ...

Janones diz que rachadinha era “voluntária” e alega perseguição política

Janones diz que rachadinha era “voluntária” e alega perseguição política

O deputado André Janones defendeu-se perante o Conselho de Ética da Câmara em relação ao processo por quebra de decoro p...

Governo Lula escolhe quatro agências para gerir redes sociais por R$ 197,7 milhões anuais

Governo Lula escolhe quatro agências para gerir redes sociais por R$ 197,7 milhões anuais

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulgou hoje os vencedores da licitação no valor de R$ 197,7 ...

Comitê da Câmara dos EUA intima plataforma de vídeo Rumble para ter acesso a decisões do STF

Comitê da Câmara dos EUA intima plataforma de vídeo Rumble para ter acesso a decisões do STF

O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos convocou a plataforma Rumble como parte de uma investigação relacionada...

Após o TSE endurecer regras para eleições 2024, Google não veiculará propaganda política

Após o TSE endurecer regras para eleições 2024, Google não veiculará propaganda política

O Google anunciou que proibirá a veiculação de anúncios políticos durante as eleições municipais de 2024 no Brasil. Essa...

Moraes admitiu em decisão que justificativa para prender Filipe Martins é duvidosa

Moraes admitiu em decisão que justificativa para prender Filipe Martins é duvidosa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, admitiu em uma decisão recente a incerteza em torno d...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos