Menu

Eleições 2018: Veja como foram as edições especiais desta semana do Programa Passando a Limpo

Faltando pouco para as eleições deste ano, o Passando a Limpo, de forma democrática continua a série de entrevistas com os candidatos da região para a vaga de deputado estadual e federal. O programa é uma parceria da Rádio Eldorado e do SeteLagoas.com.br e é apresentado por Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira. Na quinta-feira (27), Gilson Liboreiro (PHS), Hudson Maciel (AVANTE) e Mestre Tranquilo (PTC) foram os candidatos entrevistados do programa. Já os sorteados para esta sexta-feira (28) foram Júlio César Santana (PHS), Ivson Gomes (PRTB) e Cristiane Barbosa (SD Solidariedade). O candidato Júlio Cesar Santana não compareceu dentro do período de 30 minutos reservado a ele e não justificou sua ausência. Confira um pouco do que rolou nas entrevistas:

 Candidatos convidados desta sexta (28) / Foto: SeteLagoas.com.brCandidatos convidados desta sexta (28) / Foto: SeteLagoas.com.br

Gilson Liboreiro (PHS)

O candidato conta que está na vida pública há mais de 30 anos, foi prefeito de Cordisburgo por 2 vezes, é rotariano, grupo que tem o lema “dar de si antes de pensar em si”. Nesses 30 anos ele conta que teve a convicção que podia contribuir com Minas Gerais. A constituição de 88 e o Estado de Minas Gerais têm legislações muito rigorosas com relação a impostos, temos o maior ICMS do país como afirma o candidato que ressalta a necessidade de mudar essa realidade.

Como experiência, Gilson conta que em sua passagem pela prefeitura de Cordisburgo conseguiu realizar algumas coisas, mas principalmente valorizou a pessoa. “Identificamos mais de 200 casas em Cordisburgo que não tinham banheiro e o fizemos, isso era uma causa humana. Fizemos pela saúde, hoje aqui, estou muito envolvido com o Hospital Nossa Senhora das Graças, então tenho muita honra de ser vereador, sou aliado do Prefeito Leone Maciel, que avançou muito na questão da saúde, não está 100%, mas em vista do que era antes, conseguiu resolver” relata e pontua ainda que hoje o servidor recebe em dia, e que pode levar isso para a Assembleia Legislativa, “quero ser essa voz em defesa do município, buscar uma melhor distribuição”. Essa experiência o coloca em posição para ser representativo na Assembleia, segundo palavras do candidato.

Caso seja eleito ele conta que, quando ingressou no PHS viu que a política mudou e que as pessoas querem verdade, não querem conchavo. Se absteve de várias questões que não compactuava na Câmara, por ter liberdade no partido e relata que deseja ser aliado do Governador, dos prefeitos da região e não vê dificuldade em não concordar e votar contra o partido, caso acredite que o projeto não será bom para a população. Gilson defende o fim da reeleição, podendo aumentar o mandato para 5 a 6 anos, e que volte a se candidatar numa outra eleição. Ele acredita que quem tem mandato tem muito mais condições de campanha.

Para ele a perspectiva do PHS é fazer um deputado estadual com 25 mil votos, mas acredita que lançando 70 candidatos deve fazer 3 a 4 parlamentares. Gilson acredita que eleição é preciso convencer, o eleitor precisa se sentir consciente de quem ele está votando e não pensa que seja negativo um candidato de outra região realizar campanha em outro sítio eleitoral.

Em suas considerações finais, Gilson pediu o voto do ouvinte se comprometendo a fazer um mandato sério, e se coloca à disposição para ajudar de coração aberto, sem vaidade, ajudando Sete Lagoas e região. Por sua paixão pelo futebol, Gilson pontua que é necessário juntar forças para realizar um projeto de sustentabilidade para o esporte local, sete-lagoano e da região.

Hudson Maciel (AVANTE)

Hudson do Bazar Esporte conta em entrevista que é candidato a deputado estadual porque vem de uma família política, seu avô foi prefeito de Sete Lagoas, o tio já foi vereador por 6 mandatos, e ele tem um trabalho desenvolvido no comércio, esporte e assistencialismo social em toda a região, e por essa razão decidiu colocar seu nome à disposição, acreditando poder colaborar com as melhorias da região.

Quanto à descrença dos eleitores, Hudson diz que tem visto pessoas que não gostam de falar de política, mas está emocionado ao fazer um trabalho de campanha corpo a corpo e ser bem recebido pelos setelagoanos.

De acordo com as pesquisas atuais que dão segundo turno para Bolsonaro e Hadad, ele diz que tem visto em Sete lagoas que Bolsonaro tem 80% das intenções de voto, e que o PT tem uma rejeição muito grande no município. Ele afirma ser difícil se posicionar sobre a questão presidencialista.

O candidato conta que escolheu o partido AVANTE, após sair do PV por agradar das propostas do partido, do que a sigla ofereceu para ele, e segundo afirma, as propostas da educação, e o que ofereceu em favor de Sete Lagoas o fizeram direcionar-se para o AVANTE.

Sendo eleito, ele afirma que sua prioridade é o Hospital Regional de Set Lagoas, já teve uma conversa com o Anastasia, que caso seja eleito governador irá terminar a unidade, mas claro que pensa em cuidar da educação, equipando melhor as escolas, a segurança, monitorando as entradas da cidade e melhorando as fiscalizações nos veículos que entram na cidade. O Corpo de Bombeiros que está passando da hora de termos uma companhia em Sete Lagoas, equipá-los melhor e valorizá-los e na área esportiva, tem boas ideias para Sete Lagoas, valorizando-o muito. Ele acredita que falta apoio do poder público para os times do interior, principalmente de Sete Lagoas. Todo campeonato do Democrata ele cede material completo, mas pensa que empresas como IVECO, fábricas de cimento e outras grandes empresas poderiam patrocinar o Democrata para que tenhamos um time profissional na primeira divisão. Ele conta ainda que quando foram construir a Arena do Jacaré, o Governo do Estado pegou as dívidas do clube, mas os gestores da época não repassaram em sua totalidade, o que atualmente complica o incentivo financeiro ao Democrata por parte de empresas e poder público. Hudson pontua ainda que falta apoio do povo sete-lagoano também, acreditando que o clube poderia ter um presidente que esteja mais envolvido com nossa sociedade e região. É necessário uma diretoria mais atuante, no que depender dele e do Bazar Esporte estará presente e colaborando todo ano que o clube participar de um campeonato de expressão.

Sendo eleito um dos 77 deputados estaduais o candidato afirma que vai votar em favor do povo. Ele abrirá mão de cargo de governador, vai ter uma assessoria muito boa, uma equipe muito boa e vai pensar e votar no que o povo quer. Não vota aumento de imposto, não vota aumento de combustível, não vota aumento de IPVA, etc. Ele afirma que vai entrar para trabalhar.

Ele acredita que Minas Gerais tem muitas riquezas e precisa de um gestor que promova melhorias no Estado. Ele está há pouco tempo em contato com Anastasia e pontua que o candidato ao governo, se for eleito afirma terminar o Hospital Regional. Em Sete Lagoas ele pontua que tem visto os eleitores favoráveis a Antônio Anastasia para o governo do Estado, e ressalta que tem andado toda a cidade, inclusive periferias a pé, trabalhando sua campanha e sentindo o termômetro popular favorável ao PSDB.

Hudson conta que não depende de política e caso enxergue que não tem condições de ajudar Sete lagoas, e que se sinta sozinho em favor do povo, ele convoca a imprensa, conta os fatos e entrega o cargo.

Ele está há 40 anos a frente do Bazar Esporte, assumiu administração aos 14 anos, e acredita que tem experiência ade sobra para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Em suas considerações finais, Hudson agradeceu a população elo modelo como tem sido recebido, e acerta que ele tem ética, e que vai trabalhar muito por sete lagoas, por toda minas gerais, e região. Le ressalta que é preciso que os eleitores de Sete Lagoas votem em candidatos de Sete Lagoas, para que possam trazer recursos para Sete Lagoas.

Mestre Tranquilo (PTC)

Conta que em primeiro lugar vê que Sete Lagoas e toda região do Estado de Minas Gerais está precisando de ajuda para trazer emendas para fazer o que o povo quer. Ele pontua que é preciso trazer ajuda para os professores, melhorar a educação para os alunos, para a segurança. As crianças têm falta de merenda escolar, e conta que vai entrar para trazer soluções.

Mestre Tranquilo escolheu o PTC por já estar afiliado nas outras eleições e para resgatar o PTC que estava nas mãos de pessoas incorretas, por essa razão ele foi a Belo Horizonte e resgatou o PTC trazendo os candidatos que pudessem continuar na sigla. Temos que mostrar o melhor a todo o povo mineiro.

Sendo eleito ele conta que pode contribuir, além da educação, no serviço de transporte sete-lagoano, tendo a terceira linha na cidade, por deixar os idosos nos pontos, desrespeitados, e esse papel pode ser do deputado já que o executivo não realiza, além de diversos outros projetos para tirar a cidade do ‘fundo do buraco’.

A principal mudança que o candidato enxerga para a educação do Estado e Sete Lagoas, em primeiro lugar pagar os professores. Segundo ele os alunos devem ter respeito com os professores e com suas escolas, pode ser feito um melhoramento para o ensino nas escolas, promovendo o respeito por parte dos alunos. Ele deve fazer um projeto para que o aluno, o jovem seja responsabilizado pelos seus atos, e não os pais, já conversou com representantes da OAB do Estado de Minas Gerais para que esse projeto tenha respaldo jurídico. Pretende baixar também os impostos e ficar de olho no abuso dos radares, e vai ficar de olho para ajudar os caminhoneiros. Vai também fazer um projeto para que esses jovens possam ter vaga de emprego para trabalhar.

O Mestre Tranquilo conta que sobre os presidenciáveis estamos vivendo uma situação muito difícil, um está com arma na mão e o outro está preso. Na situação em que assisti, ele acha que o melhor para o país é aquele que está com intenção para dominar a violência. O governo não pode ficar sem saúde, segurança e educação. “O Prefeito de Curvelo segurou os carros da polícia, os daqui não segurou foi nada, está tudo indo embora. Simplesmente nossos delegados levam tudo à frente, o delegado pediu, o governo atendeu, e o deputado está deixando o profissional de lado” ressaltou.

Em suas considerações finais, Mestre Tranquilo disse que irá atrás da AACD e do Teleton para trazer uma unidade para Sete Lagoas. Que pretende contribuir com a APAE, mas que precisamos de outras instituições para colaborar com os atendimentos especiais na cidade.

Candidatos convidados de quinta (27) / Foto: SeteLagoas.com.brCandidatos convidados de quinta (27) / Foto: SeteLagoas.com.br

Ivson Gomes (PRTB)

Realiza um trabalho na APAC, no Acolher, com pessoas em vulnerabilidade social, na pastoral e esse convite partiu de um projeto da renovação carismática de Minas Gerais, o que caiu em seu coração e ao chamado do Papa Francisco que disse que o cristão deve se envolver na política por ser essa uma fora de doar um pouco mais para a sociedade.

Ivson enxerga o atual quadro político nacional um cenário trágico e preso. Conta que a realidade política do Brasil está acorrentada, onde um vereador está preso a um deputado, um deputado deixa de votar ou vota em algum projeto por estar ligado a pessoas influentes ou questões partidárias. Ele pontua ainda que tem liberdade e vontade de realizar uma transformação na política de Minas Gerais.

Ivson afirma estar dentro de um projeto da Renovação Carismática que está lançando três candidatos ao estadual e 2 para federal. Independente de tudo ele ressalta que irá votar em favor do que tem como princípio de moralidade, pensa em votar com a população, não pretende votar com bancada, caso seja desfavorável à população.

Ivson conta que vivemos talvez uma das piores eleições a nível de presidenciáveis, e dentre os candidatos que se apresentam na liderança das pesquisas, ele acredita que Bolsonaro seria um mal menor, que sairia da engrenagem do que se assiste atualmente. Ele discorda de muitas coisas que o candidato Bolsonaro fala, mas ainda assim, ele seria um nome melhor, em sua opinião.

Quanto aos seus projetos para Sete Lagoas e região, Ivson aponta que, o que os eleitores mais procuram é retidão, honestidade, compromisso e integridade. Relata ainda que quem o conhece confirma que esses adjetivos ele tem. Ivson levanta também a bandeira da moral e da família, sem deixar de analisar o lado social. Pontua também a importância de se olhar para o Hospital Municipal, onde já atua, o Hospital Nossa Senhora das Graças que precisa ter seus problemas sanados, até pela importância que representa para a região e lembra do Hospital Regional, que precisa ser terminado.

Na área da educação ele alerta que se temos um povo alienado, é por falta de educação. Hoje como conselheiro tutelar, ele vê crianças e adolescentes que não sabem ler. É preciso também capacitar os professores, uma classe que precisa ser valorizada, e que considera triste chegar ao ponto de ser necessário ter seguranças nas escolas para professores dentro das escolas. Ressalta na entrevista que a RISP trouxe melhorias para a situação de Sete Lagoas, mas é preciso fazer mais, as unidades móveis são importantes, mas seriam necessárias pelo menos 5 unidades móveis pelo tamanho da cidade. Levanta também a bandeira da segurança pública, e do esporte. Ivson ressalta que enxerga que em sua geração, poucas pessoas se perderam nas drogas por ser melhor trabalhado o esporte no passado. Atualmente algumas escolinhas realizam importante trabalho, gerando disciplina, hierarquia e saúde, o que funciona também como segurança pública em sua opinião.

Entre os 77 eleitos, ele afirma que, como homem de Deus segue aquilo que crê. Não irá abrir concessões para nada, sabe que será prejudicado, mas que “quem é fiel no povo é fiel no mundo. São nas pequenas coisas que nós brasileiros nos corrompemos”. Nossa corrupção começa aqui em baixo. É nisso que precisamos educar as pessoas também. Sete Lagoas necessita de uma estação de tratamento de lixo, de um parque tecnológico para auxiliar os pequenos empresários que querem empreender, tem como renovar a política, mas infelizmente o brasileiro vota ainda em quem compra votos. Ele afirma que é importante educar para acabar com essa crise moral.

Em suas considerações finais Ivson pediu o apoio dos ouvintes, e crê que o mesmo desejo que as pessoas vêm na mudança ele tem também. Ele acredita que pode iniciar uma renovação na política e promete que se eleito for, irá lutar por justiça social, por uma saúde melhor, uma educação melhor. “Não tenho compromisso partidário nenhum, desde já peço o apoio para cada um de vocês” finalizou.

Cristiane Barbosa (SD Solidariedade)

Diz que se preocupa muito com a área da saúde, vê hoje a falta de medicamentos e materiais nos hospitais, e como vereadora lutou pela área em Funilândia, e que tem esse dever com o povo. Ela conta ainda que decidiu se candidatar à deputada estadual por que viu o sofrimento das pessoas, o descaso com a população, e depois de longas conversas com o Deputado Zé Silva, surgiu o convite para se candidatar, e considerando sua índole e caráter que ninguém corrompeu, ela resolveu colocar seu nome à disposição para a candidatura. Ela afirma que não é de falar bonito, mas que é do povo e que luta pelo povo. Ela lembra que na cidade de Funilândia, usou várias vezes do seu salário de vereadora para ajudar as pessoas, “eu reformei casas, e quiseram até me cortar, mas se cortasse eu atenderia até debaixo de uma árvore se fosse preciso” relatou afirmando que tenta fazer o melhor. Ela não promete, ela faz, disse a candidata.

Cristiane diz que tem andado em sua campanha e que o povo quer coragem de pessoas que façam, que defendam o povo. Ela relata que tem visto que o povo não aceita mais aqueles candidatos que aparecem apenas de 4 em 4 anos e relatou que já veio a Sete Lagoas para resolver a situação de um de um paciente do Jardim dos Pequis, e foi até o Promotor Público e resolveu, coisa que políticos da própria cidade não tiveram coragem de fazer.

Se eleita for, Cristiane diz que na prática votará de acordo com sua consciência, e acha que é preciso conscientizar os colegas de bancada para enxergarem a realidade da situação das pessoas. Ela diz ainda que continuará como sempre fez em Funilândia. Já tirou e continuará se preciso for, a tirar do próprio bolso para ajudar.

A candidata acredita que fazendo parcerias com faculdades, seria uma boa opção para diluir a situação atual na área da saúde. Exemplificou a situação da UPA, onde um atendimento que demoraria cerca de 15 minutos, demora 2, 3 horas e alertou que um idoso que precisa de atendimento rápido não resiste a isso.

Analisando o quadro atual dos presidenciáveis, Cristiane preferiu se abster pois enxerga uma bagunça grande na situação. Vê muita intolerância, e por isso prefere não se envolver.

Em suas caminhadas, Cristiane pontua que o povo está cansado de sofrer, e lembra que a obra do Regional está parada, que os candidatos ao governo de Minas, prometeram a unidade, não concluíram e agora prometem novamente, e a obra continua parada e com superfaturamento. Como deputada ela diz que não promete, que ela pretende entrar para realizar, que deseja que as pessoas vejam seu trabalho, que tem sido elogiado até mesmo pelo próprio prefeito de Funilândia. Ganhando ou perdendo, Cristiane pontua que quer voltar para agradecer o apoio popular.

A candidata afirma que voto comprado não pode ser cobrado e espera que Sete Lagoas e toda Minas Gerais não se iluda com promessas. Ressalta ainda que atende Sete Lagoas, Baldim, Jequitibá, foi uma das fundadoras da APAE de Funilândia, que já perdeu um filho e sabe que quem passou por essa situação, se põe no lugar dos outros.

Em suas considerações finais, Cristiane pede para toda Minas Gerais abrir os olhos, votar com consciência, votar na pessoa certa, que confie, pedindo com carinho e respeito o voto de toda a população.

 

O Programa Passando a Limpo é reprisado aos domingos pela Rádio Eldorado AM1300 após as transmissões esportivas e o vídeo das edições você pode assistir na íntegra pela fanpage do SeteLagoas.com.br no facebook, AQUI o de quinta (27) e AQUI o de sexta (28).

Da Redação Com Portal Sete



Publicidade

+ Política

Prazo para solicitar ou regularizar o título eleitoral é dia 8 de maio

Prazo para solicitar ou regularizar o título eleitoral é dia 8 de maio

Até essa data, os eleitores têm a oportunidade de requerer o primeiro título, atualizar informações cadastrais, regulari...

Desenvolvimento: saiba a posição de Sete Lagoas no Ranking de Competitividade dos Municípios

Desenvolvimento: saiba a posição de Sete Lagoas no Ranking de Competitividade dos Municípios

O que faz uma cidade ser 'competitiva' para garantir qualidade de vida à sua população e ser receptiva a negócios? Um ra...

Ouvidoria da Câmara de Sete Lagoas é regulamentada; saiba como utilizar o serviço e para que serve

Ouvidoria da Câmara de Sete Lagoas é regulamentada; saiba como utilizar o serviço e para que serve

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sete Lagoas publicou no Diário Oficial do Legislativo do dia 22 de abril deste an...

Após STF "legislar" e suspender a desoneração da folha, Pacheco convoca técnicos do Senado Federal

Após STF "legislar" e suspender a desoneração da folha, Pacheco convoca técnicos do Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou uma reunião com técnicos do Senado para discutir a decisão do ministro...

Governo Lula: todas as compras internacionais serão taxadas pelo novo imposto

Governo Lula: todas as compras internacionais serão taxadas pelo novo imposto

A partir da regulamentação da reforma tributária, todas as remessas de compras internacionais enviadas ao Brasil serão t...

Câmara aumenta em 60% gastos que deputados podem ter com diárias em viagens nacionais

Câmara aumenta em 60% gastos que deputados podem ter com diárias em viagens nacionais

A Câmara dos Deputados aprovou um aumento de 60% nas diárias destinadas aos deputados federais em viagens nacionais a se...

Twitter Files: Alexandre de Moraes impõe sigilo em ação da AGU que pede suspensão da rede social

Twitter Files: Alexandre de Moraes impõe sigilo em ação da AGU que pede suspensão da rede social

Após o desdobramento do Twitter Files Brasil, revelando comunicações entre advogados do Twitter no Brasil e executivos a...

Rodrigo Serralheiro acusa Juninho de desobedecer justiça e permanecer na prefeitura de Inhaúma

Rodrigo Serralheiro acusa Juninho de desobedecer justiça e permanecer na prefeitura de Inhaúma

A briga política continua em Inhaúma: mesmo com determinação de entregar o cargo pela suspensão do mandado de segurança ...

Janones diz que rachadinha era “voluntária” e alega perseguição política

Janones diz que rachadinha era “voluntária” e alega perseguição política

O deputado André Janones defendeu-se perante o Conselho de Ética da Câmara em relação ao processo por quebra de decoro p...

Governo Lula escolhe quatro agências para gerir redes sociais por R$ 197,7 milhões anuais

Governo Lula escolhe quatro agências para gerir redes sociais por R$ 197,7 milhões anuais

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulgou hoje os vencedores da licitação no valor de R$ 197,7 ...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos