Menu

Caso Lorenza: Ex-advogado do promotor André de Pinho assume guarda dos filhos do casal

O médico gastroenterologista Bruno Sander, designado para assumir a guarda provisória dos filhos de Lorenza Maria Silva de Pinho, assassinada aos 41 anos em abril, e do marido dela, e suspeito de matá-la, o promotor André Luís Garcia de Pinho, 51, não é mais responsável pelas crianças.

Lorenza Maria Silva de Pinho, 41, foi morta no último 2 de abril. Foto: Redes SociaisLorenza Maria Silva de Pinho, 41, foi morta no último 2 de abril. Foto: Redes Sociais

O ex-advogado de André, Robson Lucas, foi quem assumiu integralmente a tutoria dos dois adolescentes e das três crianças, que são fruto do relacionamento de duas décadas entre o promotor e Lorenza. A informação inédita foi obtida com exclusividade pela Itatiaia à manhã de quarta-feira (4), oito dias antes do julgamento da denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) oferecida à Justiça contra o promotor pelo feminicídio da mulher – se aceita em julgamento marcado para a próxima quarta-feira (11), promotor se tornará réu perante o tribunal mineiro.

André foi detido no apartamento da família, no bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, no último 4 de abril – nesta quarta-feira (4), aliás, completam-se quatro meses da prisão. Lorenza Maria Silva de Pinho foi morta na madrugada de 2 de abril, e, segundo perícia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e laudo do MPMG, o óbito se deu por estrangulamento e intoxicação.

Com a morte de Lorenza e a prisão de André, o Juizado de Menores optou, também no início de abril, por designar a guarda das crianças e adolescentes, que têm entre 3 e 17 anos, para Bruno Sander, médico amigo da família. A determinação é oriunda de um documento assinado por Lorenza e André, em 2018, que prevê a destinação da guarda das crianças para o gastroenterologista a partir da hipótese de que algo poderia acontecer com o casal. Em 7 de abril, cinco dias após o homicídio, a Justiça entregou a guarda para Bruno Sander, que encaminhou as crianças para o poder judiciário novamente à última semana do mês de julho.

À reportagem da Itatiaia, o médico esclareceu que a guarda das crianças era apenas provisória, e, portanto, não poderia ser mantida por período indeterminado. Ele também garantiu que o Ministério Público ofereceu a guarda ao avô materno dos filhos de Lorenza, o aviador aposentado Marco Aurélio Silva, de 73 anos. "A guarda era temporária. Nós já estávamos de cientes de que, em torno do quarto mês, ela (a guarda) já passaria para outra pessoa. O juiz primeiro ofereceu ao avô, que declinou da oferta e não aceitou. Diante disso, o Robson (ex-advogado de André) se manifestou para cuidar das crianças", ponderou. Ainda segundo o médico, em um período de cerca de três meses, a guarda dos cinco filhos de Lorenza e André será novamente revisada.

Ouça a reportagem de Renato Rios Neto na íntegra

Indagado sobre os cuidados recém-adotados com as três crianças e os dois adolescentes, o ex-advogado de André de Pinho, Robson Lucas, indicou que os filhos do antigo cliente estão bem, e retornaram à rotina de aulas nesta segunda-feira (2) após um período de recesso escolar. Ainda segundo ele, o quinteto retomará consultas com uma psicóloga. Lucas insistiu, por fim, que o avô materno das crianças não quis assumir a guarda. "Os menores iriam para uma instituição de acolhimento. Para evitar um mal maior com as crianças e os adolescentes, eu me coloquei à disposição da Justiça para cuidar deles, e assim estou fazendo", disse por meio de nota enviada pelo WhatsApp.

"Juizado pediu que eu não tecesse comentários", diz pai de Lorenza sobre guarda dos netos

Dois dias após o aniversário de quatro meses do assassinato da filha Lorenza Maria Silva de Pinho, o aviador aposentado Marco Aurélio Silva conversou com a reportagem da Itatiaia sobre a guarda dos netos. Ele esclareceu que não pode citar tratativas relacionadas à tutoria dos cinco filhos de Lorenza e André em decorrência de um pedido do Juizado de Menores. "Em relação aos meus netos eu não posso falar nada. Eles são menores, e o Juizado pediu que eu não tecesse nenhum comentário sobre", alertou.

Definições são temporárias

A designação da guarda legal permanente dos filhos do casal depende diretamente da condenação de André Luis Garcia de Pinho, esgotadas as possibilidades de recurso. O procedimento jurídico pode levar anos, e, segundo acredita Bruno Sander, os adolescentes de 16 e 17 anos provavelmente já terão ultrapassado a maioridade até lá. "Por enquanto, a possibilidade de discutir guarda definitiva é totalmente nula. É necessário que todos os meios de recurso do André acabem. Ele teria que ser condenado em primeira e segunda instância, e recebido negativas em todos os recursos para que houvesse a possibilidade de que as crianças pudessem ficar disponíveis para adoção. É uma questão que leva anos, não é algo para se pensar agora", ponderou ele.

Luto pela mãe e saudades do pai

Responsável legal pelos filhos de Lorenza e André entre abril e julho, o médico gastroenterologista Bruno Sander disse à Itatiaia que as crianças estão melhores atualmente, mas, também alegou que os dois adolescentes têm permanecido em apreensão em relação à denúncia contra o pai. "Passado esse período de luto, o choque inicial, o momento mais difícil, nós percebemos que conduzir bem as crianças", pormenoriza. Segundo Sander, os filhos têm revelado saudades do pai, que os viu pela última vez em 4 de abril, antes da prisão. "Os meninos estão bem, mas, os adolescentes principalmente estão apreensivos em relação à distância do pai. Sentem saudades, sentem muita falta do pai, principalmente pelo fato de não poderem visitá-lo presencialmente", declarou.

Denúncia. À próxima quarta-feira (11), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) irá apreciar o recebimento da denúncia contra André pelo crime de feminicídio, oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais. Inquérito concluído pelo órgão em 30 de abril apontou o promotor como responsável pela morte da mulher, assassinada por estrangulamento e intoxicação, de acordo com laudo pericial. Se o tribunal mineiro acatar a denúncia, André se tornará réu e julgamento será marcado.

Para o advogado Robson Lucas, não há porquê o promotor permanecer detido enquanto o processo corre na Justiça. "A defesa entende que não se justifica a manutenção da prisão preventiva de um acusado (ainda não é réu) primário, que não oferece perigo algum para a sociedade ou para a instrução do processo, e cujos cinco filhos estão na expectativa de, no mínimo, ter a companhia do pai em uma conversão de preventiva para domiciliar", escreveu em nota. André permaneceu encarcerado provisoriamente entre 4 de abril e 4 de maio; logo em seguida, a Justiça substituiu provisória por preventiva.

O pai de Lorenza Maria Silva de Pinho discorda sobre a soltura de André. "Agora a defesa não consegue mais postergar a apreciação da denúncia, que vai ser na quarta-feira que vem. O Ministério Público tem provas extremamente cabíveis e robustas. No dia 11 o André será julgado, e, virando réu, será julgado. E será condenado, espero que a trinta anos de cadeia, que é o máximo que a legislação permite. Ele assassinou covardemente a minha filha", disse Marco Aurélio Silva.

"Nada irá sucumbir a dor que sinto", desabafa Marco Aurélio

Recuperando-se da morte de Lorenza, em abril, o aviador Marco Aurélio Silva, 73, declara que não sabe se conseguirá suportar a dor pelo assassinato da filha. "É uma dor muito grande ter a filha arrancada de uma maneira tão violenta, tão covarde. Sei que o tempo ajudará, mas eu não sei se ele será suficiente para sucumbir a dor que eu sinto. Mas, nós vamos lutar. Quero justiça sobre o caso", afirmou.

"André está com quadro depressivo"

Ainda à reportagem, o médico Bruno Sander narrou que não pôde encontrar presencialmente André Luis Garcia de Pinho, mas, alegou que o viu por meio de ligações de vídeo em modelo de visita virtual. Segundo ele, o promotor apresenta sintomas recorrentes em quadros depressivos, e começou recentemente a ser medicado com ansiolíticos. "Foi negado o pedido para que eu fosse vê-lo pessoalmente. O André está muito pensativo com tudo isso. Está bastante abatido. Como médico, percebi vários indícios de um quadro depressivo, e foi preciso que ele começasse com uma medicação, um ansiolítico". De acordo com Bruno, a maior preocupação de André é em relação aos filhos. "Ele está abatido, claro, e preocupado. Mas, a maior preocupação dele não é nem tanto com a própria situação, mas com as crianças, com os filhos", concluiu.

Relembre

Casada por duas décadas com o promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) André Luis Garcia de Pinho, Lorenza Maria Silva de Pinho morreu aos 41 anos de idade entre a madrugada e o início da manhã de 2 de abril. O marido, de 51 anos, foi detido dois dias após a morte, suspeito de tê-la assassinado no apartamento da família no bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte. Investigações começaram àquela manhã, e, 28 dias depois o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, decidiu que o órgão ofereceria denúncia contra o promotor pelos crimes de feminicídio triplamente qualificado e omissão de cautela na guarda de arma de fogo. Além dele, os médicos Itamar Tadeu Gonçalves Cardoso e Alexandre de Figueiredo Maciel, do Hospital Mater Dei, também acabaram indiciados pelos crimes de falsidade ideológica – segundo o MPMG, médicos que atestaram o óbito, mentiram no documento oficial.

Com Itatiaia



Publicidade

+ Região

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Na última semana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoveu em São ...

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Os dados do Censo Escolar, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacion...

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

O segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A (MGI), uma entidade estat...

Polícia Federal rastreia e prende suspeito de envolvimento com cédulas falsas em São Gonçalo do Abaeté

Polícia Federal rastreia e prende suspeito de envolvimento com cédulas falsas em São Gonçalo do Abaeté

A Polícia Federal prendeu um jovem de 26 anos na tarde de quarta-feira (24) sob a acusação de envolvimento com cédulas f...

Exposição 'Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado' no Museu dos Militares Mineiros

Exposição 'Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado' no Museu dos Militares Mineiros

Museu dos Militares Mineiros apresenta a exposição "Do Passado ao Presente: Tiradentes e seu Legado", que aborda a vida ...

Bandidos invadem sítio, amarram vítimas e levam R$ 47 Mil em Barbacena

Bandidos invadem sítio, amarram vítimas e levam R$ 47 Mil em Barbacena

Três indivíduos foram detidos durante um assalto à mão armada em um sítio no último domingo (21/4), em Barbacena, na Zon...

Greve na UFMG: professores vão decidir se aceitam reajuste do governo

Greve na UFMG: professores vão decidir se aceitam reajuste do governo

Os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão planejando uma assembleia geral na próxima quinta-fe...

Padre da Paróquia de Brumadinho é agredido e recebe ameaças durante caminhada

Padre da Paróquia de Brumadinho é agredido e recebe ameaças durante caminhada

A Polícia Civil iniciou uma investigação para apurar o ataque ao padre Cláudio José da Silva, da...

VÍDEO (CENAS FORTES): mulher é prensada por caminhão ao colidir com muro de residência em MG

VÍDEO (CENAS FORTES): mulher é prensada por caminhão ao colidir com muro de residência em MG

Grave acidente ocorreu no perímetro urbano de Borda da Mata, no Sul de Minas, na manhã desta sexta-feira (19/4). Câmeras...

Minas fortalece atendimento a vítimas de violência sexual com rede especializada e atendimento integral

Minas fortalece atendimento a vítimas de violência sexual com rede especializada e atendimento integral

Em casos de abuso sexual, é crucial que as vítimas recebam uma escuta e atenção qualificadas assim que a...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos