Menu

Conselho Municipal de Saúde de BH pede proibição de grandes eventos e adoção de passaporte de vacina para conter Covid

O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMS) solicitou à prefeitura a implantação de medidas restritivas e emergenciais na cidade para conter o avanço da pandemia e a circulação do coronavírus.

Foto: VIVIANE MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOFoto: VIVIANE MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Em ofício enviado ao Executivo nesta segunda-feira (17), o órgão pede a proibição da realização de grandes festas, shows e jogos de futebol, pelo menos até o fim de fevereiro, e a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacinação para acesso a locais como bares, restaurantes e teatros.

O Conselho também reivindica a abertura de, pelo menos, mais três centros de saúde com horário ampliado por regional e de locais de testagem gratuita da Covid-19 e a ampliação do serviço público de consultas médicas virtuais.

Além disso, solicita a expansão da oferta de ônibus para evitar aglomerações nos coletivos.

"Os serviços de saúde já estão superlotados, muitos trabalhadores estão contaminados, as escalas estão com falta de pessoal, e as pessoas vão ficar sem atendimento. Os leitos de enfermaria e CTI de Covid já estão se esgotando. Essas medidas que nós pedimos são para evitar o colapso que nós tivemos no ano passado", afirmou a presidente do CMS, Carla Anunciatta.

Nas últimas semanas, as taxas de ocupação de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com coronavírus têm crescido na capital. Nesta terça-feira (18), os índices chegaram a 84,7% e 82,1%, respectivamente, considerando as redes pública e suplementar.

Em todo o estado, o número de casos conhecidos de Covid-19 tem batido recordes consecutivos. Nas últimas 24 horas, foram 27.683 infecções, o maior número desde o início da pandemia.

Mesmo diante do cenário de alta de casos, o Conselho Municipal de Saúde não propõe o fechamento do comércio, "levando em consideração a preocupação com a situação econômica dos pequenos e médios comerciantes e a menor letalidade da doença entre as pessoas vacinadas".

Vaivém: relembre alguns momentos de fechamentos e reaberturas de BH na pandemia
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que monitora diariamente os números da pandemia e que "qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas".

Veja a resposta completa do Executivo na íntegra:

"A Prefeitura de Belo Horizonte informa que monitora diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença no município e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento será tratado da forma devida, com o objetivo de preservar vidas. É importante considerar que muitas das ações sugeridas já haviam sido adotadas pelo município, como segue abaixo:

Com aumento de demandas por internações, foram realizadas aberturas de leitos específicos para a Covid e também foi prorrogado o decreto de calamidade pública em 30/12/2021 (DECRETO Nº 17.829).

Sobre a ampliação da vacinação, no último sábado, dia 15 de janeiro, foi iniciada a imunização de crianças com comorbidades, deficiência permanente, indígenas ou quilombolas e acamadas ou com mobilidade reduzida de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação. Nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro, a Prefeitura inicia a vacinação de crianças de 11 anos sem comorbidade. Poderão receber a primeira dose, exclusivamente, as crianças nascidas de janeiro a junho de 2010 e que ainda tenham 11 anos na data da vacinação.

As aplicações continuarão sendo feitas em escolas da capital. A estratégia de imunização em instituições de ensino é para que o grupo não fique em contato direto com pacientes que apresentam sintomas respiratórios e que estão sendo atendidos nas unidades de saúde. Os horários de imunização nas escolas é das 9h às 17h.

Neste momento de aumento de casos respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado estratégias para ampliar o acesso e garantir assistência à população. Dentre as ações, houve a ampliação do horário de funcionamento de 9 centros de saúde - um por regional, para o atendimento a pacientes com sintomas respiratórios. Desde o dia 1, já atenderam a mais de 10 mil pessoas. O funcionamento dessas unidades é das 7h às 22h30 durante a semana, e das 7h às 22h aos finais de semana e feriados. Outra medida adotada, foi a retomada do serviço de consulta on-line para casos de síndrome gripal.

A Prefeitura reforça que a população deve continuar adotando as medidas preventivas: uso correto da máscara, distanciamento social, higienização das mãos, etiqueta da tosse e esquema vacinal completo.

No que se refere à realização de testes, desde outubro do ano passado a Prefeitura ampliou a oferta de testagem. Todos os pacientes que procuram as UPAs e Centros de Saúde, com sintomas respiratórios, são testados, por meio de teste antígeno (teste rápido), para Covid-19, para diagnóstico diferenciado. Grávidas, puérperas ou pessoas com comorbidade que tiverem sintomas respiratórios, com teste rápido negativo, são submetidas também ao PCR para diagnóstico definitivo. A Prefeitura está abastecida com testes e insumos para realização de exames para detecção da Covid.

É importante reforçar que, desde o início do aumento na demanda, devido ao aumento de casos de doenças respiratórias, a Prefeitura tem trabalhado ininterruptamente para recompor as equipes, reforçar e ampliar o atendimento à população de forma a garantir a melhor assistência e condições de trabalho.

Desde o dia 24 de dezembro até o dia 18 de janeiro, a Prefeitura contratou 1.203 profissionais, sendo 266 médicos de diversas especialidades. O último concurso foi realizado em 2021 e a previsão é a homologação ainda em janeiro.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém ativo um banco de currículos para contratação imediata de médicos. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte para realização do cadastro".

Com Portal g1



Publicidade

+ Região

Mudança na cobrança de pedágio começa a valer a partir de segunda-feira (6) na BR-381

Mudança na cobrança de pedágio começa a valer a partir de segunda-feira (6) na BR-381

A partir do dia 6 de maio, motoristas de veículos pesados que trafegam com eixos suspensos na BR-381, ligação entre Belo...

Audiência pública em Matozinhos para renovação do plano de desenvolvimento urbano integrado da RMBH

Audiência pública em Matozinhos para renovação do plano de desenvolvimento urbano integrado da RMBH

Com o respaldo dos poderes Executivo e Legislativo Municipais de Matozinhos e Capim Branco, o evento se configura como u...

Minas garante serviço aéreo de suporte avançado salva vidas em situações críticas

Minas garante serviço aéreo de suporte avançado salva vidas em situações críticas

Com seus 586.528 km² de extensão territorial, Minas Gerais se assemelha em tamanho a países como...

Alerta de onda de calor em Minas Gerais: cerca de 80% do estado será afetado até domingo; Sete Lagoas está na Onda Laranja, veja lista

Alerta de onda de calor em Minas Gerais: cerca de 80% do estado será afetado até domingo; Sete Lagoas está na Onda Laran…

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reporta que mais 145 municípios de Minas Gerais estarão sob alerta de onda ...

CEMIG oferece novo parcelamento para quem tem contas atrasadas

CEMIG oferece novo parcelamento para quem tem contas atrasadas

Com o propósito de proporcionar aos consumidores uma facilidade adicional no pagamento, a Companhia Energética de Minas ...

Veja quem são os ciclistas envolvidos no acidente na BR-040, em Paraopeba

Veja quem são os ciclistas envolvidos no acidente na BR-040, em Paraopeba

Sete ciclistas foram atingidos por uma van na manhã desta terça-feira (30/4) no quilômetro 428 da BR-040, em Paraopeba, ...

‘Justiça por Joca’: Proprietários de cães realizam manifestação no Aeroporto de Confins; veja o vídeo

‘Justiça por Joca’: Proprietários de cães realizam manifestação no Aeroporto de Confins; veja o vídeo

Tutores de cães se reuniram no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para exigir justiça pela morte do golden retriev...

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Epamig realiza capacitação com curso de aperfeiçoamento sensorial em queijos artesanais mineiros

Na última semana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoveu em São ...

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Trilhas de Futuro Impulsionam número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais

Os dados do Censo Escolar, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacion...

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

Encerra dia 9 de maio o segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A

O segundo edital de venda de imóveis da Minas Gerais Participações S.A (MGI), uma entidade estat...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos