Funcionários da saúde de Betim denunciam erro e salário de R$ 20
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Servidores da saúde de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, denunciam erro nos valores dos salários pagos. Houve gente que recebeu menos de R$ 20 para passar o mês todo.
Foi o caso de uma técnica em enfermagem que preferiu não se identificar. Ela trabalhou um mês inteiro no atendimento a pacientes com Covid-19 no Hospital Regional e, ao conferir o contracheque, percebeu que recebeu quase nada. Ela levou um susto ao ver o salário referente ao mês de junho.
"É frustrante, sabe? É o desrespeito que tem sido, que tem acontecido aqui em Betim com o funcionário público e principalmente pra nós da área da saúde", disse.
No contracheque dela, constam 18 dias de falta - o que resultou em um desconto de mais de R$ 700. Da remuneração bruta, foi descontada a maior parte: R$ 1.476. O valor líquido recebido foi de R$ 17.
"Eu fiquei desesperada, eu comecei a chorar, desestruturei completamente. Eles podem até restituir esse valor pra minha conta, mas quem vai restituir o desespero que eu passei, a ansiedade que eu passei? Não dormi à noite" afirmou.
Situação parecida aconteceu com outra profissional. Ela trabalha na rede de saúde da cidade há mais de dez anos e foi surpreendida ao descobrir que o sistema também lançou 18 faltas para ela, no mês passado.
"Eu faço questão de não faltar, de chegar no horário, de sair cedo", disse.
Os trabalhadores disseram que procuraram a Secretaria Municipal de Saúde de Betim e foram informados que houve um problema em um ponto biométrico, mas não receberam um prazo de quando vão receber o restante dos salários.
Os servidores denunciam que funcionários de outros setores do hospital receberam a menos.
"Nós técnicos de enfermagem, os médicos, os enfermeiros, todos tiveram, foram prejudicados com esse contracheque", afirmou.
Com os bolsos vazios, as contas só vão se acumulando. "A gente tem as nossas contas pra pagar, as coisas não estão baratas. A gente tem família, a gente tem filho pra cuidar e... desculpa", reclama.
A Prefeitura de Betim declarou que o problema no pagamento foi ocasionado por inconsistências de informações registradas no ponto biométrico de 102 servidores do hospital público regional.
Esclareceu que vem tentando implantar o sistema desde fevereiro, mas enfrenta resistência por parte de alguns servidores, que preferem o preenchimento manual da folha.
O município permitiu os dois tipos de registros, mas o prazo de adaptação para o novo sistema terminou em abril.
A folha de pagamento, que é fechada no dia 20, foi concluída no dia 28 para que houvesse tempo para retificações. A prefeitura informou que vai fazer uma força-tarefa para corrigir o pagamento desses servidores até o quinto dia útil.
Com G1