Menu

Blogs / Caderno de Cozinha / Paleta Suína com Nectarinas e Damascos

Natal que é Natal tem que ter pernil. Um pernil enorme, suculento, é indispensável. Mas… por que não dar uma mudadinha? Foi com essa ideia que escolhi fazer uma paleta suína, ao invés do pernil clássico. A paleta é um corte até mais barato do que o pernil… mas se for feita certinho,com bastante carinho, resulta na melhor parte de todas.



O preparo é bem simples. Os ingredientes são fáceis de encontrar. Aparte difícil é uma só: Paciência. A melhor opção é assar a carne em fogobem baixo… perto dos 100 graus. Os fornos comuns não chegam a essatemperatura, por isso, você vai ter que improvisar e deixar a porta do fornoentreaberta… nós utilizamos uma concha, daquelas de feijão, entre o forno ea porta. E funciona muito bem! Demora mais pra ficar pronto, mas, você podeassá-la em forno mais alto, cerca de 200 – 220 graus, em quatro ou 5 horas…a carne vai ficar boa, mas, não ficará igual. Então, faça essa receita comcalma, pra arrasar!
Comece separando o seguinte:
1 paleta suína, sem osso e com a pele, de aproximadamente 5 quilos
300 gramas de bacon, picado em cubinhos
4 nectarinas, sem casca e também em cubinhos
2 cebolas
1 maço de salsa
1 maço de cebolinha
3 dentes de alho
100 ml de azeite
150 ml de suco de limão
300 ml de gim
3 colheres (de sopa) de sal
100 gr de damascos seco
Algumas cabeças de alho, com as pontas cortadas, para assarem junto da carne, nas duas horinhas finais (opcional).


Com uma faca, faça furos em toda a paleta, e encha, alternadamente, com o bacon e as nectarinas em cubinhos. Esse processo, só por curiosidade, se chama lardear. A gordura do bacon vai derreter e deixar a carne mais macia, e a nectarina vai assar até tornar-se um purezinho que será a surpresa entre as mordidas na carne.

Reserve a paleta dentro de um saco grande, junto da marinada.Pegue todos os outros ingredientes e bata rapidamente no liquidificador, atéobter uma mistura homogênea. Essa é a marinada de sua carne.
Coloque-a dentro do saco, feche com um nó firme e deixe pegar sabor por 24 horas. No outro dia, enrole a paleta com alguns damascos secos e amarre-a com barbante, para não perder o formato...



Leve a carne ao forno. Não precisa pré-aquecer nada, é só tentar deixar oforno numa temperatura baixinha e esquecer a carne lá. Ela ficará por ali cerca de 12 horas. É o tempo de você dormir e descansar bem para a ceia. Pode ir,sem medo!
Como saber se a carne assou? Faça um corte na lateral dela e veja a textura. Deve estar rosada, mas suculenta, e soltando um caldinho gostoso.



Para pururucar a peça, utilizamos 500 ml de óleo bem quente. É só jogar sobrea gordura da carne de uma vez, sem medo. E as bolhas vão subir e crepitar…e você terá uma carne macia, suculenta, recheada com damascos e nectarinas que mais parecem um creme…

Fonte: Leandro Gonçalves

Mais informações sobre o trabalho dessa dupla na página do Sabor das Gerais.

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos