Menu

Oscar Niemeyer visita obras do Centro Administrativo

  • Categoria: Minas
  • A+ A A-
Uma visita emocionante marcou a manhã desta terça-feira (23) nas obras do futuro Centro Administrativo do Estado de Minas, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte. Acompanhado pelo governador Aécio Neves, o arquiteto Oscar Niemeyer, que completa 101 anos em dezembro, foi ver de perto o andamento do projeto que coroa a sua carreira de reconhecido sucesso em todo o mundo e que começou em Minas Gerais com o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Iniciadas há 10 meses, as obras do Centro Administrativo estão dentro do cronograma previsto para que sua conclusão aconteça nos primeiros meses de 2010. O complexo é formado por três prédios, que abrigarão as 18 secretarias e a governadoria do Estado. Surpreso com o estado adiantado das obras, Niemeyer ouviu com atenção as explicações dadas pelos engenheiros responsáveis pelas obras e, ao final da visita, falou sobre a satisfação de ver o seu projeto sendo concretizado.

“É muito bom ver que tudo está caminhando às mil maravilhas. Eu fico espantado, tudo está transcorrendo tão bem. É preciso haver entusiasmo e a certeza de que essa obra vai ser importante para Belo Horizonte, para tudo correr tão bem assim. Eu felicito o governador pelo entusiasmo, compreensão e coragem nessa obra que projetei”, afirmou Niemeyer.

Quando concluído, o centro administrativo reunirá cerca de 16 mil servidores e centralizará toda a rede de serviços prestados pelos órgãos públicos à população, com circulação média de dez mil pessoas por dia.

“Essa não é uma obra de um governo. É uma obra de um conjunto de mineiros que, sob a inspiração e o talento do grande Oscar Niemeyer, nos permitirá, após o nosso governo, caminhar por aqui e ver que superar as dificuldades sempre com o diálogo e com determinação vale a pena”, afirmou Aécio Neves.

Marcas das mãos


Durante a visita, o arquiteto deixou a marca de suas mãos numa placa de bronze que será fixada no Centro Administrativo, em local ainda a ser definido após conclusão da obra. Em seu pronunciamento, o governador lembrou da ligação de Niemeyer com Minas Gerais.

“Lembro de algumas palavras do Oscar quando esteve conosco em Belo Horizonte e falamos, pela primeira vez, do projeto. Ele me disse algo que ficou marcado de forma muito profunda: a minha história começou aqui em Minas. Tudo começou aqui, Brasília, de alguma forma, começara em Minas, a partir do convite de Juscelino para fazer o complexo arquitetônico da Pampulha”. E completou: “Oscar é talvez mais mineiro do que filho de qualquer outro estado do Brasil. Porque não sei se em outro estado a sua obra representa tanto como representou em Minas e representará pelos próximos 100 anos com a construção desse centro administrativo”.

Funcionalidade e tecnologia

O Centro Administrativo aliará funcionalidade e tecnologia dentro de uma concepção modernista. Construído em uma área de 804 mil metros quadrados, o centro será equipado com sala datacenter, reunindo todos os sistemas de dados e de informações do Estado, auditório, centro de convivência e praça cívica.

A obra representa ainda um marco no desenvolvimento da capital com a revitalização urbana e viária da Região Norte de Belo Horizonte. Instalado às margens da Linha Verde, via expressa que liga a região central da capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) - o investimento reverte o processo de empobrecimento vivido pela região nas últimas décadas, marcado pela carência de serviços e pelo expressivo crescimento demográfico.

O investimento total na obra, sob a coordenação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), é de R$ 948,5 milhões. O processo licitatório foi realizado pelo regime de empreitada com preço global fixo e irreajustável e contou com projeto executivo detalhado com especificações técnicas dos materiais e acabamentos utilizados. A obra foi dividida em três lotes e está sendo executada por três consórcios. “Houve um cuidado extremado em todas as etapas, em todos os processos que levaram ou que levam hoje à construção do maior e mais moderno centro administrativo do país”, afirmou Aécio Neves.

Cronograma

O prédio da Sede do Governo está com 98% dos serviços de fundação concluídos e as lajes do térreo e do primeiro pavimento prontas. O edifício terá o maior vão livre da história da arquitetura, com 146 metros de extensão. A laje do terceiro pavimento já foi iniciada, a torre do heliponto está parcialmente erguida.

O auditório, com capacidade para acomodar 490 pessoas, está com as paredes laterais e a laje de cobertura em execução. Os prédios das secretarias também estão com as lajes em construção. Cada prédio tem 116 mil metros quadrados de área e 240 metros de extensão. O Centro de Convivência, localizado entre os dois prédios das secretarias, com três pavimentos e cerca de 4,5 mil metros quadrados de área, está com as fundações e a laje do primeiro pavimento concluídas.

“Devo aqui uma palavra de agradecimento aos engenheiros, funcionários, mas muito em especial aos operários que têm trabalhado nessa obra, muitos à noite, virando turnos e ajudando a fazer parte da história. Isso não é uma obra, isso é um pedaço da história de Minas Gerais, de Belo Horizonte que nós estamos construindo. Em dezembro de 2009, no final do mês, portanto daqui um ano e três meses, eu quero estar despachando daqui”, afirmou Aécio Neves.

Proteção ambiental


A construção do Centro Administrativo representará também importante resgate ambiental para Belo Horizonte. Para garantir que o ecossistema da região Norte seja preservado, o Governo do Estado criou o Parque Estadual Serra Verde nas imediações do complexo, recuperando toda área ambientalmente degradada.

O Serra Verde está localizado em uma região de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica e se destaca também pela sua importância em relação aos recursos hídricos. Na área do parque há várias nascentes e cursos d’água que contribuem para o sistema de lagoas da região.

Com 105 hectares, o Serra Verde - criado por decreto em 12 de dezembro de 2007- formará um cinturão verde ao redor do Centro Administrativo e será o segundo maior parque de Belo Horizonte, menor apenas que o Parque das Mangabeiras (municipal).

A obra também é realizada dentro dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Os cuidados com a obra passam por questões como o tratamento dos resíduos, monitoramento da qualidade do ar, definições das tecnologias construtivas empregadas nos prédios e, sobretudo, na preservação das áreas verdes do entorno.
 
AGÊNCIA MINAS


Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos