Menu

Óleo de cozinha poderá tornar uso da lenha sustentável

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promete resolver duas questões ambientais: o descarte adequado do óleo de cozinha e a queima de lenha nos fogões. De acordo com o responsável pelo estudo, o professor de engenharia mecânica Marco Aurélio Alves, o produto resultante de frituras pode se tornar uma espécie de revestimento que potencializa a queima da lenha.

Normalmente, o óleo é descartado no ralo das pias. Segundo a pesquisa, um litro de óleo contamina mais de 20 mil litros de água, exigindo o uso de diversos produtos químicos de alto custo para limpeza do material.

Professor estuda nova destinação para óleo de cozinha / Foto: Ana Marina CoutinhoProfessor estuda nova destinação para óleo de cozinha / Foto: Ana Marina Coutinho

Por enquanto, a pesquisa é realizada com rejeitos de cozinhas de restaurantes próximos ao Campus da UFJF. Com o material coletado, é feita a impregnação na madeira e logo após a equipe realiza testes para medir a emissão de poluentes durante a queima, procurando reduzir a toxicidade da fumaça.

O objetivo principal, segundo o professor, é tornar o uso da lenha sustentável, evitando problemas de saúde e melhoria da qualidade de vida da população, ao mesmo tempo em que é reduzido o descarte do óleo e a emissão de gases de efeito estufa.

Aprovado no Programa de Qualidade Ambiental no Campus, no ano passado, o projeto verificou que a queima da madeira traz uma série de malefícios para a saúde a partir da inalação do gás produzido pela combustão. Um dos objetivos da pesquisa é justamente avaliar se a toxicidade é reduzida a partir dessa técnica.


Com informações de Hoje em Dia



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos